segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alunos visitam vestígios arqueológicos em Cilhades

Centenas de alunos de quatro agrupamentos de escolas da zona do Baixo Sabor visitaram os vestígios arqueológicos no lugar de Cilhades, no concelho de Torre de Moncorvo.
Este lugar vai ficar submerso pela barragem do Baixo Sabor, mas antes a EDP está a organizar visitas com os alunos das escolas dos concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros, para lhes mostrar este local histórico antes de desaparecer.
A técnica ambiental da EDP, Inês Vasconcelos, sublinha que o objectivo desta iniciativa é que um dia mais tarde sejam estes jovens a descobrirem vestígios históricos noutras localidades. “Dinamizámos acções teóricas em cada escola com diversos alunos, de diferentes idades e esta segunda acção está a ser desenvolvida no terreno com o objectivo de mostrar na realidade aquilo que explicámos na teoria”, explica a responsável. 
Os jovens envolveram-se na iniciativa e mostraram vontade de aprender mais sobre arqueologia. Patrícia Pacheco é aluna do agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e ficou deslumbrada com o que viu em Cilhades. A jovem diz mesmo que gostaria de seguir uma carreira profissional ligada à arqueologia.“Foi uma experiência única e diferente para que possamos conhecer o passado e transmitirmos esta história a outras pessoas”, acrescenta Patrícia Pacheco.
Esta é uma das iniciativas que a EDP está desenvolver para dar a conhecer à comunidade o trabalho de investigação arqueológica que está a levar cabo no vale do Baixo Sabor, que vai ficar submerso pela barragem.

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário