quinta-feira, 10 de maio de 2012

Barragem de Montesinho quer ser paraíso de pesca

A barragem de Serra Serrada, em Montesinho, assume-se cada vez mais como um destino de excelência para a pesca da truta. Foi a pensar nisso que, na quarta-feira, se fez um repovoamento de peixe naquela albufeira, com cerca de 1300 exemplares, que vieram de um viveiro de Boticas.
“É um repovoamento, porque esta barragem já há muitos anos que não era repovoada. As trutas não se reproduzem nas albufeiras e temos necessidade, porque temos a zona concessionada, de ter aqui trutas para os pescadores poderem exercer a sua actividade”, explicou António Coelho, técnico da Associação Florestal de Trás-os-Montes e da Associação de Caça e Pesca Amigos de Montesinho, que tem a concessão daquela área.
De acordo com António Coelho, a zona de Montesinho é das melhores para a pesca da truta. “Esta é uma excelente zona, de altitude, com temperaturas de água indicadas para a truta e bem oxigenada”, explica.
O objectivo da associação é atrair cada vez mais turistas pela pesca, pois há cada vez mais interessados nesta actividade, sobretudo de Espanha. “Neste momento estamos a ter grande afluência. Esta acção era para ser feita em Fevereiro. Foi requisitada em já em Setembro, mas os serviços pensavam que a barragem não tinha água. A afluência é enorme porque as pessoas sabem que isto, em termos de truta, é o ex-libris da pesca”, frisou António Coelho.
Para além disso, esta concessão de Montesinho, que existe há dois anos, tem ainda uma outra missão, proteger o ambiente, regulando a procura. “A vantagem disto é não só chamar as pessoas mas também ordenar a zona em termos piscículas. Era uma área desordenada, em que qualquer um podia vir cá pescar.
Neste momento está concessionada à Associação de Caça e Pesca Amigos de Montesinho e só podem pescar aqui até 80 pescadores por dia”, sublinha.

Pesca em Montesinho começa a representar uma fatia económica importante para a aldeia
Por outro lado, a pesca em Montesinho começa a representar uma fatia económica importante para a aldeia. “Temos aqui muita gente que é espanhola. É a tal exportação de que o país necessita, mais os pescadores nacionais de cá e os de fora do concelho. Vêm aqui, passam pela aldeia e para a economia local isso é fundamental”, diz António Coelho, que confirma a procura de “muita gente de fora”.
Da parte de Norberto Garcia, o presidente da Associação de Caça e Pesca Amigos de Montesinho, “esta é uma zona espectacular, natural, um pescador pode vir com a família e o seu farnel e passa um dia agradável para se desviar de outros vícios mais maléficos”, pelo que o repovoamento será importante para revitalizar um pouco aquela zona.
Se bem que, segundo António Coelho, também “não é fácil pescar trutas”, pelo que isso depende “da perícia do pescador”. Mas está convencido que estas 1300 trutas agora largadas na barragem vão manter-se por umas duas épocas, que duram de Abril a Agosto.
As licenças naquela concessão são gratuitas para os associados e custam um euro para os não-sócios, 1,98 euros para os nacionais e 4,98 euros para os restantes.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário