quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bragança: Bispo anuncia nova configuração da diocese - Paróquias católicas vão ser agrupadas em novas «unidades pastorais»


O bispo de Bragança-Miranda vai dar uma nova configuração à diocese com o agrupamento das mais de 320 paróquias em “cerca de 40 unidades pastorais”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o prelado diz pretender “reduzir a carga jurídico-pastoral” e adianta que os arciprestados [conjunto de paróquias], atualmente 12, que equivalem às sedes de concelho, “vão ser reduzidos, talvez para menos de metade” com o intuito de responder “com mais e melhor qualidade aos desafios da evangelização”.
A diocese tem 6545 quilómetros quadrados de superfície e registou uma população de 136 459 habitantes, segundo os resultados preliminares do Censos 2011.
O bispo admite que a Igreja local tem de enfrentar “imensos desafios”, mas “o principal é a própria missão e o evangelizar”, precisando, para isso, de superar uma ideia de instituição “muito clericalizada”.
Reconhecendo que os padres “são imprescindíveis”, D. José Cordeiro pretende que os leigos “tomem cada vez mais consciência do seu lugar e da sua missão” naquela igreja local.
Atualmente, a diocese transmontana tem quatro diáconos permanentes e vão ser “propostos mais três à ordenação que já tinham feito a formação há mais de dez anos”, avança.
Com o intuito de oferecer formação, no próximo mês de Outubro vai arrancar naquele território o Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP), centralizado inicialmente em Bragança, mas que depois “irá funcionar nos vários arciprestados”.
O instituto esteve inativo cerca de uma década e vai surgir com “novas valências, tanto para o diaconado permanente como para os vários ministérios laicais”.
D. José Cordeiro, de 44 anos, é bispo de bispo de Bragança-Miranda desde julho de 2011.
O prelado foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado reitor do mesmo estabelecimento, cargo que ocupou até 2011.
O território da Diocese de Bragança-Miranda pertenceu à Arquidiocese de Braga até 1545, ano em que, a 22 de maio, o Papa Paulo III, pela bula ‘Pro excellenti Apostolicae Sedis’, criou a Diocese de Miranda do Douro, constituída pelos arciprestados de Miranda do Douro, Bragança, Lampaças, Mirandela e Monforte.
Dois séculos mais tarde, pela breve ‘Pastoris Aeterni’ de 1770, o Papa Clemente XIV desmembrou a Diocese em duas: a de Miranda, confinada ao arciprestado do mesmo nome, e a de Bragança, formada pelos quatro restantes.
A delimitação atual da diocese data de 1922, ano em que o Papa Pio XI, pela bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, criou a Diocese de Vila Real; a Diocese de Bragança-Miranda passou então a coincidir com os limites civis do Distrito de Bragança.


LFS/OC
in:Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário