quinta-feira, 10 de maio de 2012

Câmara de Bragança cria base de dados para instituições sociais

Foi apresentada esta quarta-feira a Carta Social do concelho de Bragança. Uma plataforma disponível na internet para uso interno de trinta instituições sociais do concelho.O presidente da Câmara Municipal de Bragança sublinha que este sistema vai permitir perceber melhor as necessidades sociais do concelho. “É uma plataforma de partilha que permite a todas as instituições aceder a uma base de dados, partilhando recursos, partilhando informação, permitindo através desse acesso com permissões restritas, dentro de cada instituição, conhecer o apoio que as instituições está a dar aos cidadãos, saber se há complementaridade de apoios , se há sobreposições, no sentido de controlar as respostas dadas aos cidadãos“.
Jorge Nunes acredita que com esta base de dados será mais fácil perceber quem precisa realmente de apoio social.“Infelizmente também há pessoas que desperdiçam, que vão buscar coisas a instituições e depois colocam-nas no lixo. Esta plataforma vai evitar também esse tipo de situações”, acrescentou.
Para além da plataforma, a Carta Social é um projecto que contempla ainda um Manual de Boas Práticas. Jorge Nunes frisa que as experiências reunidas neste livro podem servir de exemplo para outras instituições.“A carta social identifica as instituições, os recursos físicos e humanos. Para além disso é editado um Guia de Boas Práticas desenvolvidas nalgumas das instituições no sentido de poderem ser desenvolvidas por outras instituições”.
Um projecto apresentado esta quarta-feira na II Feira de Emprego, Educação e Solidariedade de Bragança.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário