sexta-feira, 18 de maio de 2012

EDP estuda desvio da linha eléctrica no Tua

A EDP vai propor traçados alternativos para a linha de muito alta tensão entre a Barragem de Foz Tua e Armamar.Um processo que vai obrigar a uma nova Avaliação de Impacte Ambiental.  A EDP tinha até hoje para apresentar alegações finais no âmbito da emissão da Declaração de Impacto Ambiental da linha de muito alta tensão que iria atravessar o Alto Douro Vinhateiro.
A proposta de DIA apresentada pelo Ministério do Ambiente apontava para o chumbo da linha de transporte de energia, a construir no âmbito da Barragem de Foz Tua.No entanto, fonte da EDP disse à agência Lusa que a empresa "vai propor traçados alternativos que acomodem as preocupações manifestadas".
Em consequência, vai obrigar a nova Avaliação de Impacte Ambiental, processo durante o qual vai decorrer um Estudo de Impacto Ambiental e a uma nova consulta pública do processo.O projecto da EDP previa que as linhas de transporte de electricidade a implantar fossem suportadas em postes de 44 metros e 64 metros de altura, atravessando vários quilómetros da paisagem Património Mundial.A proposta de Declaração de Impacto Ambiental referia que a nível do património cultural a presença da linha produzirá, sobretudo na fase de exploração, um “impacto directo, negativo, de magnitude elevada, muito significativo e não minimizável” no Alto Douro Vinhateiro.
O documento apontava ainda a inexistência de outras opções de corredores alternativos para a linha de muito alta tensão, o que limitou a análise de impactes e não permitiu uma apreciação comparativa com outros corredores.Este projecto obteve um parecer negativo vinculativo por parte da Direcção Regional da Cultura do Norte.
A direcção já tinha proposto soluções alternativas que poderão passar pela “utilização de uma linha já existente”. Outra solução passaria por “contornar a zona classificada”, desviando a linha para norte.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário