quarta-feira, 16 de maio de 2012

«Faz falta um museu dedicado às origens dos portugueses», Elísio Summavielle


O director-geral do Património Cultural (DGPC), Elísio Summavielle, defendeu a criação, em Lisboa, de um museu «dedicado às origens dos portugueses, com menos espólio e mais comunicação».
A propósito do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de Maio, sexta-feira, o responsável considerou que «a falta de um museu que explique quem são os portugueses - as suas origens - é uma lacuna». 
«Não falo num museu sobre a língua portuguesa, como existe no Brasil, mas um museu sobre a portugalidade», que pudesse ficar instalado no Mosteiro dos Jerónimos «ou noutro espaço em Lisboa, como a Praça do Comércio».
Sobre o projecto da anterior tutela para transferir o Museu Nacional de Arqueologia do Mosteiro dos Jerónimos para o edifício da Cordoaria, Elísio Summavielle indicou que «está suspenso, devido aos actuais constrangimentos financeiros».
No quadro desse projecto, foram feitos estudos sobre o edifício da Cordoaria Nacional, na avenida da Índia, «que indicaram uma solidez estrutural adequada, mas, neste momento, não se podem gastar 15 milhões de euros para adaptar o espaço ao museu e transferir o espólio de arqueologia».
O projecto envolvia também o Museu de Marinha, instalado nos Jerónimos, mas Elísio Summavielle considera que poderiam ser envolvidas outras tutelas, como a do Turismo.
Sobre outros projectos em curso, reiterou que o novo Museu Nacional dos Coches, um projecto assinado pelo arquitecto Paulo Mendes da Rocha, «deverá abrir no final de 2013, princípio de 2014».
Quanto ao Museu da Música - como já foi anunciado pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas - deverá ir para Évora, para o Convento de São Bento de Castris, embora a falta de verbas venha a atrasar a sua concretização.
«O espólio do Museu da Música é muito importante e ali, num edifício histórico, terá muito espaço, até para realizar ateliês e workshops», sublinhou o responsável, acrescentando que, quando houver verbas disponíveis, terá condições «para ser um museu exemplar».
Neste momento, o convento está a ser alvo de obras de recuperação, nomeadamente nos telhados. 
No âmbito de um acordo com o Metropolitano de Lisboa, o Museu da Música manterá as instalações na estação do Alto dos Moinhos até ao final de 2013, indicou o responsável da DGPC.
Com a aprovação da nova orgânica da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), que tutela 28 museus e cinco palácios nacionais, passa a estar integrado - tal como o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico), na nova estrutura da DGPC.
De acordo com a nova orgânica, as Direcções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve vão passar a gerir museus e palácios da rede nacional que estão na sua área geográfica.
O Museu do Abade de Baçal, o Museu Alberto de Sampaio, o Paço dos Duques, o Museu dos Biscainhos, o Museu D. Diogo de Sousa, o Museu de Lamego, o Museu de Etnologia do Porto, o Museu da Terra de Miranda, o Museu de Aveiro, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, o Museu da Guarda, o Museu da Cerâmica, o Museu José Malhoa, o Museu Etnográfico e Etnológico Dr. Joaquim Manso e o Museu de Évora vão passar para a competência das respetivas Direcções Regionais de Cultura.


in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário