segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fonte d`Aldeia organiza primeiro Festival de Cerveja Artesanal

Seis produtores de cerveja artesanal participaram no primeiro concurso ibérico dedicado a esta bebida, que decorreu este fim-de-semana em Fonte d` Aldeia, Miranda do Douro.
A iniciativa foi organizada pela associação local Sartigalhos Palgrinos, que é pioneira no fabrico de cerveja artesanal na região de Trás-os-Montes.
O presidente da Sartigalhos, Francisco Marques, diz que o objectivo deste evento é aliar a animação à promoção das cervejas artesanais produzidas em Portugal e Espanha.“Este festival surgiu para dar a conhecer os vários sabores de cerveja artesanais de quatro produtores nacionais e dois espanhóis.
Visitámos vários países da Europa onde se realizam estes festivais e quisemos também dar oportunidade a Portugal de ter um evento deste género”, realça Francisco Marques. A concurso estiveram 15 variedades de cerveja fabricada de modo artesanal e a vencedora foi mesmo uma marca espanhola, produzida na província de Castela.As cervejas foram avaliadas por um painel constituído por cinco provadores, entre eles Rui Valente, presidente do Clube de Coleccionismo Cervejeiro de Portugal.
Para o especialista em cerveja, esta bebida artesanal tem mais qualidade e começa a ser cada vez mais procurada no mercado.“A cerveja artesanal não tem aditivo é cem por cento natural. É totalmente diferente da cerveja industrial. Enquanto uma cerveja de fábrica dura um ano, uma cerveja artesanal pode durar dois. As pessoas procuram cerveja diferente, com outra qualidade, com outra textura. Mercado temos, mas para já é muito reduzido, fica-se pelos 0,5 por cento”, salienta Rui Valente.
Para já a cerveja produzida em Fonte d`Aldeia é apenas para festivais. O mestre da cerveja com o rótulo Sarti diz que por enquanto são produzidas pequenas quantidades. Abílio Fernandes garante que o que torna esta cerveja diferente são os ingredientes.“Água de Fonte d`Aldeia, malte, lúpulos, e nada mais, só coisas naturais. É tudo manual, desde as garrafas ao moinho de cereal”, conta Abílio Fernandes.
Pelo festival passaram portugueses e espanhóis, que enalteceram a qualidade das cervejas artesanais promovidas em Fonte d`Aldeia.Fonte d`Aldeia a receber o primeiro festival e concurso ibérico de cervejas artesanais.

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário