quinta-feira, 17 de maio de 2012

Freguesia de Silva

A freguesia de Silva, ou S. Pedro da Silva, encontra-se no extremo ocidental do concelho de Miranda do Douro. 
Parece como que colocada em cima de Águas Vivas e Palaçoulo, já que está rodeada pelo vizinho município de Vimioso por todos os lados menos por um. A cerca de vinte quilómetros da sede do concelho, é constituída pelos lugares de Fonte Santa, Granja e Silva. Abundam na área da freguesia os vestígios arqueológicos. 
É o caso das Grutas de Santo Adrião, cuja datação permanece indeterminada, embora pareçam ter sido utilizadas na pré-história. Existem referências ao aparecimento de várias fivelas e outros objectos dentro da gruta. 
Estas grutas têm vindo a aparecer desde os inícios do século XX no termo da aldeia da Granja, muito perto do limite da freguesia. As que até agora se conhecem são compostas por inúmeras formações calcárias de formação muito remota. Muito perto, existiu em tempos a Capela de Santo Adrião, hoje desaparecida. A cerca de um quilómetro, está hoje o Santuário de Nossa Senhora do Rosário. 
A população da freguesia aumentou muito em finais do século XV, quando muitos judeus, expulsos de Espanha, procuraram estas terras para viver. Mesmo depois da expulsão dos judeus também de Portugal, por ordem de D. Manuel I, essa população não diminuiu muito, já que muitos deles acabaram por ficar por cá como cristãos-novos. A Igreja de S. Pedro de Silva pertenceu à ordem de Malta, que tinha a capital da comenda na vila de Algoso, a cuja freguesia Silva pertencia. 
Em termos administrativos, transitou para o município de Miranda do Douro ainda na primeira metade do século XIX, ainda na sequência das várias alterações administrativas de Oitocentos. No que diz respeito ao património edificado da freguesia, a primeira palavra vai para a Igreja Paroquial de S. Pedro. É a única do concelho que conserva um pano de muro nitidamente medieval. A fachada principal termina num campanário de dois sinos. Interiormente, tem duas naves, capela-mor e sacristia. 
A capela-mor apresenta a forma rectilínea neoclássica do mestre canteiro José Gonçalves, com as suas pirâmides e cruzes nas empenas. Tecto em caixotões, pintados com figuras dos Apóstolos e motivos florais. Um arco triunfal de meio ponto dá passagem da nave para a capela-mor. O retábulo-mor é em talha «rocaille». Ladeia o templo um cruzeiro. 
O Santuário de Nossa Senhora do Rosário foi edificado em 1430, embora tenha sofrido obras de beneficiação no século XVIII. Diz a tradição que foi a população a construir o templo, a pedido dos Missionários dominicanos de Vila Real. A fachada principal termina em empena truncada por sineira de dois sinos. No interior, tem uma nave, altar-mor e dois altares colaterais. 
A Igreja da Granja de S. Pedro tem um grande valor arquitectónico. Templo de planta quadrada, dividido em três naves de pequena dimensão. Tem dois retábulos do lado do arco triunfal. A capela-mor, que faz lembrar o estilo neoclássico, apresenta um retábulo setecentista.
Área: 3144 ha
População: 480 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Santuário de Nossa Senhora do Rosário, Capela de Stª Ana, Cruzeiros, Grutas com Estalactites e Estalagmites, Fonte Megalítica, Sede de Freguesia, oito Bebedouros para Animais, Nicho da Sagrada Família, Igreja de S. João Baptista em Fonte Ladrão, Igreja Matriz da Granja, Pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Silva, Centro Social, Centro Social de Granja e de Fonte Ladrão com Parque Infantil
Património Paisagístico: Parque Ecológico da Pedriça, Zonas dos Santuários e das Grutas, Locais de Caça
Festas e Romarias: Festas de S. Pedro a 29 de Junho, de Nossa Senhora do Rosário no 1º Domingo de Maio, de Stª Bárbara no 1º Domingo de Agosto, de Stª Marinha a 18 de Julho, de Nossa Senhora da Purificação, de S. João Baptista a 24 de Junho, de Stª Ana a 13 de Agosto
Gastronomia: Roscas, Fumeiro dos Derivados do Porco
Locais de lazer: Parque de Merendas no Lugar da Marra, Percurso Pedonal da Fiadeira, Percurso Pedonal de Turtulhas em Fonte Ladrão, Açudes da Ribeira do Prado
Espaços lúdicos: Polidesportivo de Silva
Artesanato: Latoaria, Tapeçaria, Colchas em Lã e Algodão, Rendas e Bordados Tradicionais
Lenda: Lenda do Poço da Fiadeira
Orago: S. Pedro
Principais actividades económicas: Agricultura, Olivicultura, Pecuária, Extracção de Cortiça, Sala de Ordenhas e de Produção de Leite
Colectividades: Associação de Caça e Pesca de Silva, Associação Cultural e Recreativa de S. Pedro da Silva, Associação de Agricultores de S. Pedro da Silva


Retratos e Recantos

Sem comentários:

Enviar um comentário