quarta-feira, 30 de maio de 2012

IC5 fora da Cimeira Ibérica


Afinal a conclusão do traçado do IC5 não foi discutido na última Cimeira Ibérica.A estrada, recentemente concluída, e que liga Alijó a Duas Igrejas, em Miranda do Douro, deveria ter continuidade até Espanha.No entanto, os dois Governos ainda não se entenderam quanto ao local onde a via deverá cruzar a fronteira. 
O autarca de Miranda do Douro esperava que o assunto fizesse parte da agenda de trabalhos da Cimeira Ibérica que se realizou no Porto a 9 de Maio.No entanto, a Brigantia já teve acesso às conclusões do encontro e no capítulo das infra-estruturas não consta o prolongamento do IC5.Ainda assim, Artur Nunes espera que o tema seja discutido na próxima cimeira entre Portugal e Espanha a realizar em 2013, no país vizinho.
“Se não foi discutido tem de ser perguntar porquê aos ministros, mas eu vou continuar a fazer esforços para que haja uma intenção para que o assunto seja discutido na próxima cimeira”, afirma o autarca, acrescentando que se tal não for possível pelo menos que “haja um conjunto de interesses entre os dois países para que possamos ligar rapidamente o IC5 de Portugal a Espanha”.
O autarca promete continuar a insistir no assunto mas salienta que tudo depende da vontade dos dois Governos.“Estamos numa crise instalada sendo que as prioridades alteraram-se todas nos últimos anos em termos de opções de investimento”, salienta Artur Nunes, acrescentando que “aquilo que vamos tentar, nesta fase, é continuar a dizer que o grande investimento que foi o IC5 não pode ser desperdiçado sem uma boa ligação a Espanha. Mas isso depende dos governos centrais”.
Um projecto que para já vai continuar bloqueado à espera de resolução.

Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário