quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jogos tradicionais são mais saudáveis que os modernos

Os jogos tradicionais que preenchiam os tempos livres dos transmontanos na segunda metade do século XX contribuíam para a saúde e bem-estar dos jogadores.
Esta é a convicção da Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Bragança que ontem realizou o décimo terceiro Encontro de Jogos Tradicionais do Concelho de Bragança, em parceria com a Câmara Municipal.
António Fernandes, representante da associação  sublinha que actualmente os jovens se fecham demasiado em casa, ao contrário do que acontecia noutros tempos.
“Eu acho que é cada vez mais importante. Hoje fala-se muito na obesidade. A falta de prática destes jogos tradicionais, como se fazia antigamente, leva a que as pessoas não pratiquem exercício físico. Há tendência para jogar jogos de computador ou telemóvel o que facilita o sedentarismo e contribui para que a obesidade se instale nas pessoas”.
Os jogos são pensados para todas as idades mas foram sobretudo os mais velhos que vieram de várias localidades do concelho de Bragança para recordarem velhos tempos.
“Eram os jogos tradicionais que haviam na minha aldeia quando era mais novo”, contou Carlos Neves da aldeia de Espinhosela.
“Eu gosto de participar nisto. Vou jogar à raiola. Com 20 anos comecei a jogar. Divertíamo-nos os rapazes uns com os outros”, acrescentou Fernando Ferreira, de Samil.
“Jogava ao fito, à relha e a pedra. Era os desportos que havia antigamente. A Juventude de agora já não quer saber de nada disto”, constatou um participante de Alfaião.
Este ano o encontro de jogos tradicionais realizou-se junto ao Santuário de Nossa Senhora da cabeça, na freguesia de Nogueira, concelho de Bragança.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário