quarta-feira, 9 de maio de 2012

Leque dá formação a pais com necessidades especiais

Um grupo de pais com necessidades especiais estão a aprender a cuidar dos filhos, a cozinhar e alguns até poderão aprender um ofício. A iniciativa é da Leque -  Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais do distrito de Bragança.
 Na formação participam 35 pessoas, a maioria deles com crianças e jovens institucionalizados no Centro Dom Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

A presidente da Leque, Celmira Macedo, sublinha que esta iniciativa pretende ajudar pelo menos alguns formandos a ganharem condições para recuperarem os filhos.“Isto é mais um espaço de formação que nós temos, que se chama “escoladepais.nee”. Este projecto começou para dar formação a pais de crianças com deficiência, com necessidades especiais.
Fizemos já vários cursos de formação e neste momento o Centro D. Abílio lançou-nos o desafio de formar pais eles próprios com necessidades especiais e nós aceitámos”, explica a presidente da Leque.
Celmira Macedo dá alguns exemplos de competências que estas pessoas querem aprender durante estes dois meses de formação.“Muitos deles não sabem, por exemplo, como cozinhar, não sabem como tratar os filhos.
O simples acto de mudar a roupa consoante as estações do ano são dificuldades que muitos destes pais têm. Cuidar da casa, lavar a loiça, arrumar ou fazer uma lista de supermercado. São essas competências parentais básicas que vamos trabalhar”, enaltece Celmira Macedo.
Os formandos estão motivados para aprender e põem os filhos em primeiro plano.
A associação Leque a ajudar este grupo de pessoas a melhorarem as suas competências para poderem recuperar os filhos institucionalizados.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário