quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mogadouro - “O Museu foi à rua”

O Município de Mogadouro e a Sala Museu de Arquelogia comemoraram o Dia Internacional dos Museus com uma actividade, no mínimo, muito original.
Com intuito de aproximar os mogadourenses do seu museu Municipal, o espólio de maior importância de vários sítios arqueológicos do concelho saiu à rua, ficando exposto das 10h às 18h, mais concretamente no Parque da Vila.
Desta forma, os cidadãos que passavam no local puderam apreciar muitas das peças do acervo da Sala Museu. Como diz o provérvio Grego, “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”.
As comemorações foram complementadas com actividades de Arqueologia experimental com alunos do ensino Básico, do 4.º, 5.º e 6.º ano, para ficarem cientes sobre os processos associados à arqueologia, desde simulações de escavações, recolha, limpeza, tratamento e catalogação das peças, sensibilizando-se assim para a investigação arqueológica.
As peças mais sonantes presentes na exposição do Parque da Vila foram os Monumentos Megalíticos de Barreiro (Vilar do Rei), Pena Mosqueira (Sanhoane), Pradinhos (Vilar Seco), Castelo dos Mouros (Vilarinho dos Galegos), Salgueiral entre outros achados fortuitos de diversos lugares, que evidenciam a ocupação de antigos povos ao longo de vários milénios no concelho de Mogadouro.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário