quarta-feira, 2 de maio de 2012

Moimenta vai ter Museu do Contrabando

A Moimenta, no concelho de Vinhais, vai ter um museu dedicado ao contrabando, actividade que marcou o quotidiano desta aldeia raiana durante décadas.
O projecto resulta de uma candidatura aos programas geridos pela CoraNE e envolve um investimento de 18.367 euros, comparticipados em 11 mil por fundos comunitários.
O restante será assegurado pela Junta de Freguesia, que já é dona do imóvel onde vai nascer o museu, junto à sede da autarquia.
Para além de fotografias e documentos relacionados com o contrabando, a mostra será complementada com um vídeo de 10 minutos que focará as trocas comerciais que Portugal e Espanha tentavam travar.
As fronteiras caíram e há 20 anos que a Moimenta a Feira Franca arrasta centenas de portugueses e espanhóis ao concelho de Vinhais.
Foi o que aconteceu no passado sábado e domingo, com o sol a alternar com céu cinzento e chuva. Nada que demovesse os 100 participantes que percorreram os trilhos da Rota do Contrabando Ibérico, em BTT.
Para além da gastronomia na tasquinha de polvo à galega, dos feirantes e da mostra-venda de produtos da terra, é nos concursos de gado que a Feira Franca ganha força. Cão de Gado Transmontano, Cães de Raça Podengo e Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana estiveram em destaque, mobilizando dezenas de criadores e tratadores.
Na disputa dos ovinos, Evangelista Fernandes arrebatou o 1.º prémio em todas as categorias, à excepção da 1.ª Classe – Carneiros, que foi vencida por um exemplar de Fernando Rodrigues.
No rescaldo, o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, fala da Moimenta com orgulho, mas lamenta a falta de cobertura da TDT. “Se quisermos ter acesso à televisão, temos que pagar. Somos penalizados por estarmos no interior”, queixa-se o autarca.
Ao que foi possível apurar, a Câmara de Vinhais vai investir em nove emissores-receptores para assegurar a cobertura da TDT em todo o concelho, mesmo nas chamadas “zonas sombra”.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário