quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tapeçarias de Portalegre nos grandes museus transmontanos e durienses


Pintura de Graça Morais

"Nós na arte" aposta em pintores de renome como Graça Morais, Nadir Afonso e Almada Negreiros.
O Museu da Presidência da República, em parceria com diversas entidades, vai organizar uma grande exposição de Tapeçaria de Portalegre e de Arte Contemporânea, em todo o território de Trás-os-Montes e do Alto Douro Vinhateiro. A iniciativa inclui dois espaços culturais de Bragança, nomeadamente o Centro de Arte de Contemporânea e o Museu do Abade de Baçal, cujas exposições têm a inauguração marcada para dia 18 de Maio, após as 21h00. 
A Tapeçaria de Portalegre é actualmente reconhecida nacional e internacionalmente como um dos mais importantes produtos do património cultural português, aliando um ponto de tapeçaria único à arte contemporânea. 
É no âmbito da salvaguarda e valorização do ponto de Portalegre e da tradição daquela Manufactura que se estabeleceu este projecto de cooperação que envolve as seguintes entidades: Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Museu da Presidência da República, Museu de Abade de Baçal, Museu do Douro, Museu do Côa, Museu de Lamego, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Direcção Regional de Cultura do Norte, com o apoio de um conjunto de empresas da região e de diversas Câmaras Municipais, tendo em vista a realização de uma exposição polinuclear, assinalando em simultâneo o Dia Internacional dos Museus, em vários equipamentos, que se entenderá até final do mês de Setembro. 
Além de um conjunto muito significativo de tapeçarias, pertencentes a diversas entidades públicas e privadas e a particulares, serão apresentados cartões originais para tapeçaria de artistas consagrados, portugueses e estrangeiros, como Almada Negreiros, Viera da Silva, Nadir Afonso, Joana Vasconcelos, Graça Morais, Júlio Resende, Fernando Lanhas, Manuel Cargaleiro, Le Corbusier, Siza Vieira, Tom Phillips. As Tapeçarias de Portalegre partem sempre do original de um pintor transporto para outro suporte, cuja representação também é uma obra de arte original.


Por: G.L.
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário