sexta-feira, 4 de maio de 2012

Três praias do Nordeste Transmontano distinguidas com bandeira azul


A Praia da Congida, em Freixo de Espada-à-Cinta tem bandeira azul na próxima época balnear, depois de no ano passado ter perdido esta classificação. Também as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, voltam a ser distinguidas com bandeira azul.
A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Catarina Gonçalves, explica que o facto desta praia não ter sido galardoada no ano passado foi uma situação pontual.“A praia da Congida teve um ano que não se pode candidatar porque houve problemas. Não teve propriamente a ver com questões da própria praia em si e da manutenção mas com questões externas, do Rio Douro. Houve uma abertura da barragem o que fez com que, nesse ano, não se pudesse candidatar. Mas foi uma situação pontual”, referiu.No Nordeste transmontano há mais duas praias distinguidas. 
A praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira, ambas na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros. A praia da Fraga da Pegada mantêm a bandeira pelo nono ano consecutivo, sendo, por isso, a praia fluvial mais galardoada do país. Já a praia da Ribeira é distinguida pelo terceiro ano. Catarina Gonçalves sublinha  que para as praias do interior é mais difícil de manter a distinção.“Macedo de Cavaleiros é um município que já tem bandeira azul há pelo menos seis anos consecutivos. 
É de louvar até porque nas praias fluviais é sempre mais complicado manter o galardão devido à sensibilidade da água de que estamos a falar. São águas estagnadas e têm muitos focos de poluição que nem sempre são oriundos do municípios em que a praia está inserida”, acrescentou.
A cerimónia de classificação das praias decorreu esta manhã em Lisboa onde foram anunciadas oficialmente as Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e marinas galardoadas com a Bandeira Azul 2012. A época balnear na região Norte começa a 15 de Junho e termina a 15 de Setembro.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário