quinta-feira, 25 de junho de 2015

BRAGANÇA, cabeça da ouvidoria de Bragança

1. Caracterização do concelho
1.1 Cidade de Bragança
1.2 Foral: de D. Manuel I de 11 de Novembro 1514. Foro real é de Sua Majestade, na forma do foral, 97.200 réis em dia de Páscoa a outra metade em dia de S. Martinho, cujo foro se denomina sacadas.
1.3 Freguesias/Lugares: «Tem termo seu que compreende 153 aldeias» (Memória Santa Maria, Bragança);
1.4 Rendimento do concelho: «Consiste em foros certos que tem nas oitavas que pagam os moradores do termo da cidade, no tributo denominado a colher, que tudo chega anualmente a 94.900 réis».
1.5 Outras referências: «Foi fundada por El Rei Brigo, um dos três primeiros que tiveram as Espanhas, donde se demanou Brigancia» (Memória de Santa Maria, concelho de Bragança); «tem seu castelo e vila em um monte
da parte do Oriente» (Memória de Santa Maria, concelho de Bragança); «é honra deste Reino por ser a primeira que nele deu culto ao Verdadeiro Deus e por ser donde têm descendido as famílias mais ilustres e nobres dele, como primeiro solar aonde o mesmo Reino teve seu princípio» (Memória de São João Baptista, concelho de Bragança); «tem muitos privilégios e antiguidades e muitas coisas dignas de memória. E é necessário que não tenha outra coisa que fazer para ler os papéis antigos e saiba lê-los» (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).
Misericórdia: «Tem Misericórdia. A sua origem foi a mesma que tiveram todas as outras do Reino; nela há hospital que administra a mesma irmandade. Tem 10 capelães. Foi muito rica, hoje está pobre e mal administrada por várias questões que nela houve sobre a eleição de provedores e tem de renda 300.000 réis» (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).
Hospital: «Não tem Hospital da cidade. Só tem de El Rei para os militares que é uma casa boa» (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).
2. Senhorio e oficialato municipal
2.1 Senhorio: Casa de Bragança, Ducado da Casa de Bragança
2.2 Oficialato: Juízo de fora: 3 escrivães, meirinho, fiel das apelações, 8 escrivães do geral, escrivão da câmara, escrivão das sisas, escrivão das sacas, 2 meirinhos. Juízo dos órfãos: juiz, 4 escrivães. Alfândega: juiz, escrivão, feitor, pesador, meirinho, guarda da porta, 2 guardas de cavalo, 2 guardas de pé, 4 aduanas. Almoxarifado: juiz recebedor, escrivão,
meirinho, Governador da Praça (que também serve de capitão-mor), 2 regimentos, 1 de cavalaria e 1 de infantaria, cabeça de um terço de auxiliares, sargento-mor de Ordenanças e 38 capitães. professor de Gramática Latina, professor de Primeiras Letras.
2.3 Modo de eleição do oficialato
2.4 Sede/equipamentos municipais: casa da câmara «é uma das obras mais antigas que tem este Reino. É tradição se conserva ainda no tempo dos Romanos pois dizem havia nesta cidade senadores e ouviam as partes por serem muitos por umas janelas redondas que tem a casa toda em roda. Tem dentro um poço que mostra muita antiguidade e está dentro da vila ao pé da Colegiada (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).


Memórias Paroquiais 1758

1 comentário:

  1. Muito bom para quem está interessado em conhecer alguma coisa sobre a sua cidade e que vá além do mundo físico (simples fotografias).
    Mais uma vez os meus parabéns e agradecimentos pelo trabalho de divulgação, ímpar, que eu conheço, deste Distrito.

    ResponderEliminar