segunda-feira, 4 de junho de 2012

Freguesia de Campo de Víboras

A cinco quilómetros de Vimioso, a freguesia de Campo de Víboras encontra-se numa zona baixa, entre dois cumes montanhosos, na parte sul do concelho. O nome da freguesia, muito pouco vulgar no nosso país, está relacionado com Viberes, que procede de viperas. Já é referido como tal em documentos anteriores a 1530. O seu povoamento iniciou-se em épocas recuadas da história do homem. Foram encontrados vários vestígios arqueológicos na actual área da freguesia.
Existem poucas informações sobre os primeiros tempos da história desta freguesia pós-fundação da Nacionalidade. Nas Inquirições de 1296, de D. Afonso III, há uma referência a Bíberes, povoação que teria sido dada em comenda a D. Pedro Pôncio, de Leão, um dos nobres encarregue de promover o desenvolvimento local. Quanto à criação da paróquia, deverá ter ocorrido depois do fim da Idade Média. Não estando integrada nas paróquias da terra de Miranda do século XIII, crê-se no entanto que aqui terá sido construída uma pequena ermida na época do seu povoamento, cerca de 1240. Dedicada a Santa Maria, não tinha porém independência, pois estava agregada a outra igreja maior.
A freguesia foi um curato de apresentação do reitor de Vimioso, mas passou pouco tempo depois a abadia. Em termos administrativos, começou por ser um simples lugar do julgado de Algoso, na época da fundação da Nacionalidade, mas rapidamente passou a pertencer ao termo de Vimioso como freguesia independente.
Do património edificado da freguesia, destacam-se as construções de carácter religioso. é o caso da inevitável igreja matriz. De agradável prospecto exterior, é um dos orgulhos da população e um bom cartão de visita de Campo de Víboras. É o caso, também, das três capelas existentes, dedicadas a S. Tiago, ao Senhor dos aflitos e a Santa Bárbara, e à imponenete e majestosa cruz do Nosso Senhor dos Aflitos, que se eleva a uma altura de cerca de quinze metros.
Diz a lenda que aqui viveu, em tempos, um rei. Certo dia, enquanto ele, os seus criados e o seu feiticeiro andavam a caçar, acabaram por se perder. Já de noite, o rei perguntou a um homem que lá estava se ali era seguro para dormir, mas ele respondeu-lhe que ali havia muitas víboras. O rei ficou muito aterrorizado mas o feiticeiro disse-lhe que sabia uma oração para encantar víboras, o que fez imediatamente. Entretanto o rei perguntou-lhe: - Ouve lá, quem encanta também desencanta? - Saiba Vossa Majestade que «Quem encanta também desencanta», retorquiu o feiticeiro. O rei matou logo o feiticeiro e as víboras ficaram encantadas até aos dias de hoje. O rei disse ainda que, aquela terra, se chamaria então «Campo de Víboras». Foi assim que nasceu o nome desta aldeia.
Área: 2604 ha
População: 400 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capelas do Senhor dos Aflitos, de Stª Bárbara, de S. Tiago, Cruzeiro, Marco Geodésico, Fonte e Cruz de Nosso Senhor dos Aflitos (15m de altura)
Património Paisagístico: Castelo da Serra, Ribeira de Angueira, Rio (Pesca de Barbo, Boga, Escalo), Zona de Caça (Perdiz, Coelho, Lebre, Javali)
Festas e Romarias: Festas de S. Tiago no último Fim-de-semana de Agosto, do Senhor dos Aflitos a 3 de Maio
Gastronomia: Borrego Assado, Posta Vitela, Pudim, Pão-de-Ló
Locais de lazer: Parque de Merendas, Miradouro
Artesanato: Rendas, Bordados
Lenda: Era uma vez um rei que andava a caçar com os seu criados e um feiticeiro. Tendo andado muito, ao fim do dia constataram que estavam perdidos. Chegou a noite e encontraram um homem no meio do campo. O rei perguntou-lhe se aquele sítio era seguro para dormir, ao que o sujeito respondeu que ali havia muitas víboras. O monarca ficou muito assustado, mas o feiticeiro disse-lhe que sabia uma oração para encantar as víboras e começou a recitá-la.

Entretanto o rei perguntou-lhe: -Ouve lá, quem encanta também desencanta? - Saiba Vossa Majestade que "Quem encanta também desencanta", respondeu o feiticeiro. O rei matou logo o mago e as víboras ficaram encantadas até aos dias de hoje. Depois do sucedido, o soberano decidiu que aquela terra passaria a chamar-se "Campo de Víboras". E foi assim que nasceu o nome desta aldeia.
Orago: S. Tiago
Principais actividades económicas: Agricultura, Pecuária, Comércio
Colectividades: Centro Cultural e Recreativo, Clube Caça e Pesca


in:retratoserecantos.pt

3 comentários:

  1. Um Bom dia a todos:
    Sou um Habitante nascido e criado em Campo de Viboras
    SO para salientar que esta foto não pertence a Campo de Viboras, Pois segundo me parece á data da foto não existia estada empedrada neste Local, Apenas estada de TRerra batida.
    Como as Casas que estão do lado Esquerdo da Foto, ainda existentes, não teem aquela arquitectura de varandas e janelas.

    José Afonso

    ResponderEliminar
  2. CAMPO DE VÍBORAS NÃO SE ENCONTRA ENTRE DOIS CUMES MONTANHOSOS.

    ResponderEliminar
  3. Melhor uva de Portugal. Campo de Viboras considerada uma pérola preciosa muito rara

    ResponderEliminar