sexta-feira, 29 de junho de 2012

Freguesia de Fonte Longa

Fontelonga situa-se no extremo oriental do concelho de Carrazeda de Ansiães, mesmo no limite com o vizinho município de Vila Flor. É constituída pelos lugares de Besteiros, Fontelonga e Fonte Fria.
Dista três quilómetros da sede do concelho. Encontra-se a oitocentos metros de altitude. Toda a história de Fontelonga está ligada à de Ansiães, a cujo termo ou concelho pertenceu desde sempre.
Em termos eclesiásticos, o vigário era apresentado pelo reitor da vila de Ansiães e tinha de rendimento anual quarenta mil réis.
João Pinto de Morais, em 1721, referia o seguinte em relação a Fontelonga: «Tem mais a freguesia de S. Maria Magdalena do lugar da Fonte Longa, que com 9 vezinhos que tem a quinta de Besteiros e trinta e sete que tem o lugar de Penafria que são da sua freguesia tem cento e treze moradores moradores, esta Igreja tem um largo circuito de Adro e nele muitas sepulturas térreas com comendas levantadas das Ordens militares as cabeceiras, indícios de ser antiga, e que nelas jazem muitos cavaleiros e pessoas graves que antigamente habitarão aquela terra.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição de Pena Fria é um dos principais imóveis da freguesia. É uma capela periurbana, situada no centro da aldeia.
O edifício original terá sido construído no século XVI e reconstruído em 1859, conforme inscrição na padieira. Trata-se de um templo alpendrado oitocentista, de pequenas dimensões. Planta longitudinal, com fachada principal a terminar em empena truncada por sineira.
Quanto à Igreja Paroquial de Santa Clara, de grandes dimensões, é toda em granito. Tem adossada torre sineira de dois sinos. Na fachada, a data de 1875, provavelmente o ano de alguma reconstrução importante. Quanto ao interior, merecem destaque os altares em talha dourada. Em redor, um cruzeiro e frondosos ciprestes dão um toque de verde extremamente refrescante.
No entanto, parte do património mais típico da freguesia perdeu-se nos últimos anos por uma simples razão: o progresso.
É o caso das velhas casas de xisto, que vão caindo e sendo substituídas por outras de cimento armado. É também o caso do lagar de azeite com moinho puxado a bois, que já não funciona, e dos três fornos de cozer o pão e as bolas sovadas, que também já não funciona.
A ordenação heráldica da freguesia, publicada a 15 de Outubro de 2001, é a seguinte: « Armas - Escudo de vermelho, uma maçã de ouro, folhada de prata e realçada de negro, encimada por fonte heráldica, tudo entre duas espigas de trigo de ouro, com os pés passados em aspa e atados de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ FONTE LONGA – CARRAZEDA DE ANSIÃES “.Bandeira - De branco, cordões e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.
Área: 1120 ha
População: Cerca de 500 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capelas de S. Sebastião em Fonte Longa, de Stª Luzia em Besteiros, de Nossa Senhora da Conceição em Penafria, Fonte Romana em Fonte Longa, Pinoco (Marco Geodésico), Cruzeiros em Penafria, em frente à Igreja Matriz, em frente ao Cruzamento quem vai para a Barragem, Conservação da parte mais antiga da Aldeia "Programa Aguis", Lar de Cristo Rei, Jardim de Infância, Sede da Junta de Freguesia, Escola Primária
Património Paisagístico: Vistas do Monte de Stª Clara, Vistas na altura das Macieiras em Flor, Barragem da Fonte Longa
Festas e Romarias: Festas de Stª Luzia na 2ªFeira a seguir à Páscoa, em honra de Stª Clara no Fim de Semana anterior a 15 de Agosto, de Nossa Senhora da Conceição a 8 de Dezembro em Penafria, Festa Tradicional dos Reis no 1º dia do Ano em Penafria e no 1º Domingo do Ano em Fonte Longa
Gastronomia: Matança do Porco, Fumeiro, Borrego na Páscoa Assado no Forno, Folares pela Páscoa, Queijo Terrincho, Maça Assada no Forno
Locais de lazer: Parque das Merendas de Pinoco no Monte de Stª Clara, Polidesportivo em Fonte Longa, Parque das Merendas da Barragem
Espaços lúdicos: Internet no Edifício da Junta, com cobertura de WiFi em toda a Aldeia
Orago: Stª Maria Madalena
Principais actividades económicas: Agricultura destacando-se os Pomares de Maçã, Pecuária de Ovinos, Comércio Tradicional, Construção Civil
Colectividades: Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Fonte Longa, Fabriqueira, Centro Social e Paroquial de Fonte Longa


Retratos e Recantos

1 comentário: