sexta-feira, 27 de julho de 2012

Diferendo com a UNESCo compromete Reserva da Biosfera Transfronteiriça

O diferendo entre o governo português e a UNESCO, por causa da construção da barragem de Foz Tua no Alto Douro Vinhateiro, pode comprometer a candidatura do projecto Reserva da Biosfera Transfronteiriça, que abrange o distrito de Bragança e o território de Castela e Leão, em Espanha.
O alerta foi deixado pelo representante do consórcio que está a elaborar o plano de acção deste projecto, apresentado ontem, em Bragança.
O presidente da Câmara de Bragança desvaloriza esta questão. Para Jorge Nunes, os processos são diferentes e a região tem todas as condições para integrar esta Reserva da Biosfera.“Esse diferendo há-de ser resolvido entre a UNESCO e o Estado português, não tem a ver com este processo.
São coisas diferentes e nós a esse nível não temos que recear nada. A relação é muito indirecta.
Este território é de excelência para cumprir objectivos que se relacionam com as candidaturas a biosfera transfronteiriça. Não há muitas reservas a nível europeu de carácter transfronteiriço. Estamos a falar da zona da Europa onde a presença de biodiversidade é mais significativa”, realça o edil.
A apresentação deste projecto à UNESCO está prevista para 2013.Entretanto, o Agrupamento Europeu de Cooperação territorial ZASNET já está a delinear estratégias para avançar com candidaturas ao próximo quadro comunitário de apoio.“A adjudicação de um plano estratégico de cooperação territorial para o período 2014-2020.
Definir quais são as estratégias de cooperação, as linhas de acção e o plano de acção associado. Nesta fase pretendemos perceber bem quais as orientações da comissão europeia para a cooperação territorial para o próximo quadro estratégico comum e adequar as nossas políticas às politicas comunitárias e preparar um plano de acção em conformidade com essas orientações”, realça Jorge Nunes.
Dentro de seis meses já serão conhecidos projectos concretos para o desenvolvimento das regiões transfronteiriças que vão ser candidatos a fundos comunitários no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário