segunda-feira, 30 de julho de 2012

Governo contesta providência cautelar contra Veiguinhas

O governo vai contestar a providência cautelar interposta pela Associação Ambientalista Quercus, contra a barragem de Veiguinhas. A garantia foi deixada pela Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que esteve, este fim-de-semana, em Torre de Moncorvo.
A governante presidiu à inauguração do pavilhão de recolha e armazenamento de amêndoa, da Cooperativa Agrícola de Produtores de Amêndoa de Trás-os-Montes e Alto Douro.À margem das inaugurações, Assunção Cristas revelou que já foi elaborado um despacho para que a providência cautelar contra a barragem não vá avante.
A Ministra diz que “já há um despacho do Secretário de Estado, para que seja declarada a urgência e a necessidade pública” da construção da barragem, “de maneira a que a providência cautelar” imposta pela Quercus “não tenha um efeito suspensivo”.Recorde-se que a Quercus, anunciou recentemente uma providência cautelar contra a Barragem de Veiguinhas, por considerar “um atentado ambiental”.
Assunção Cristas avançou ainda, que na próxima semana, vai acompanhar a “Missão Unesco”, que vai avaliar os trabalhos da construção da barragem de Foz Tua.A Ministra acredita que é possível conciliar a Barragem de Foz Tua com a classificação do Douro como Património Mundial. “Portugal sustentou essa posição em São Petersburgo (Rússia) e aqui também vamos sustentar a mesma posição”, realça a Assunção Cristas.
De salientar, que as obras estão numa fase de abrandamento até às conclusões do relatório da Unesco. Questionada sobre os prejuízos causados pela queda de granizo que destruiu cerca de 700 hectares de vinha, no concelho de Sabrosa e São João da Pesqueira, em Vila Real, a Ministra garante que “vai haver apoios”. “Vamos apoiar no tratamento para que as plantas não se percam”, explica.
A Ministra avança que já sinalizou “o Instituto do Vinho do Douro e do Porto, para que as pessoas que perderam a sua colheita este ano, possam ter direito ao benefício para produzirem vinho do Porto no próximo ano”. “Nós somos solidários com as fragilidades da Agricultura e estes apoios já estão no terreno para fazerem o levantamento dos prejuízos, enaltece.
Assunção Cristas assistiu ainda à entrega de certificados aos jovens agricultores. A Ministra revela que acredita que “a vinda de jovens para a Agricultura vai fazer uma grande diferença, a juntar-se à experiência dos que já cá estão”. “Temos recebido cerca de duzentas novas instalações por mês, o que mostra que os jovens estão a olhar para a Agricultura como uma oportunidade, conclui.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário