quinta-feira, 26 de julho de 2012

Macedo de Cavaleiros - Candidaturas ao QREN ainda estão à espera

Em causa estão projectos no valor de alguns milhões de euros, de um montante total disponível para investimento de dois mil e cem milhões de euros
Há dezenas de projectos candidatados ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), que já estiveram quase aprovados mas que, entretanto, foram suspensos na sequência de uma decisão tomada pelo Governo no início de Março.
Este projectos terão de voltar a ser formalizados, admitiu o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), José Duarte Vieira, que pela primeira vez participou numa reunião da CIM (Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes), realizada no dia 17 de Julho, em Macedo de Cavaleiros. Em causa estão projectos no valor de alguns milhões de euros, de um montante total disponível para investimento de dois mil e cem milhões de euros. “Estão numa situação de stand-by.
Estamos parados desde o dia 1 de Março, temos de trabalhar para que regresse tudo à normalidade o mais rapidamente possível”, explicou no final de uma reunião da Comissão Intermunicipal de Trás-os-Montes. Estes projectos terão de voltar a ser formalizados novamente e passados a contrato. “Foram suspensos porque a decisão de Conselho de Ministros obrigou a isso”, acrescentou.
O processo deverá ser desbloqueado em breve. “Para muitos dos autarcas presentes essas situações ficaram paradas, vamos arrancar para ter o mínimo de impactos concretos, nomeadamente pagamentos aos fornecedores e alterações ao financiamento”, justificou.
A taxa de execução da região anda pelos 43 por cento, mas a meta da CCDRN vai até aos 60 por cento. “Foi uma fase que começou mais devagar e houve esta suspensão que também foi responsável pela paragem.

É preciso pagar as obras e pagar aos empreiteiros”, adiantou José Duarte Vieira. A Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes reuniu em Macedo de Cavaleiros, com o objectivo de discutir a reprogramação estratégica do QREN. José Duarte Vieira aproveitou para ouvir preocupações dos autarcas transmontanos, o que poderá permitir dar prioridades a alguns investimentos.
A criação de emprego e as empresas são considerados prioritários. “Sentir da parte dos autarcas o que os preocupa mais, ver quais os projectos aprovados, outros que foram suspensos e as novas candidaturas que possam a ser apresentadas”, enumerou o presidente da CCDRN. Este responsável considerou o encontro com os autarcas “importante”, por poder permitir dar as orientações da retaguarda que está a trabalhar “para voltar tudo à normalidade”, assegurou.
O vice-presidente da CIM, Beraldino Pinto, disse que a reunião serviu “para trabalhar a perspectiva global das prioridades, nomeadamente as questões do investimento geradoras de riqueza”. Na listas das obras que os autarcas da região querem, estão a requalificação das estradas do distrito.


Por: Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário