quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vila Flor - Centenas de peregrinos subiram à Senhora da Assunção


Conhecida como a romaria mais popular do concelho de Vila Flor, a Nossa Senhora da Assunção leva, todos os anos, centenas de peregrinos até ao santuário.
Este ano não foi diferente. 
No dia 14 de Agosto, cerca das 21 horas, já se podiam observar muitos romeiros a caminharem pelas estradas. 
Usando coletes reflectores, uns em grupo, outros sozinhos, uns a cumprir promessa, outros motivados pelo convívio e desporto, mas todos com o mesmo objectivo: chegarem até ao topo do santuário e entrarem na igreja.
Sendo uma romaria, não pode faltar uma programação religiosa recheada de actividades. No primeiro domingo de Agosto há o cortejo processional, com a imagem da Virgem Maria, do Santuário para Vilas Boas, onde durante 9 dias tem lugar a novena preparatória. 
No dia 13 de Agosto ocorre o encerramento da novena, percorrendo dois lugares da aparição (fonte do Ribeiral e lugar do Cruzeirinho) que constituem momentos de forte demonstração de fé. Contudo. 
15 é o dia maior, pois comemora-se a elevação da Virgem Maria ao Céu.
A procissão, com duas bandas de música, várias centenas de peregrinos descalços, milhares de acompanhantes, cerca de uma centena de figuras bíblicas, é formada por onze andores, todos eles deslocados em cima dos ombros dos devotos.
50 carregam andor
O maior é o de Nossa Senhora da Assunção, que tem que ser carregado por cerca de 50 pessoas, num percurso de 2 quilómetros, desde a aldeia de Vilas Boas até ao Santuário. A chegada é saudada por milhares de pessoas e por grande espectáculo pirotécnico. Afinal é a Virgem Maria que regressa a casa. Contudo, o lado profano também tem o seu espaço com o arraial nocturno e o sempre esperado espectáculo de fogo do artifício, que tem lugar por volta da meia-noite.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário