terça-feira, 25 de setembro de 2012

Balanço positivo do projeto de investigação arqueológica

Três meses após o arranque das escavações no âmbito do projeto de investigação arqueológica no sítio Torre Velha/Terras de S. Sebastião (Castro de Avelãs), as descobertas efetuadas confirmam a importância daquele local.
“Encontrámos uma extensa área de necrópole, vestígios de alguns edifícios e um conjunto de objetos associados ao quotidiano de quem aqui viveu (e morreu!), como cerâmica doméstica de uso comum, cerâmica de importação, objectos de adorno, como anéis e contas de colar, e algumas moedas”, informou a arqueóloga do Município de Bragança, Dra. Clara André, que, conjuntamente com o Prof. Doutor Pedro Carvalho, coordena o projecto.
Já a arqueóloga de campo, Dra. Sofia Tereso, revelou que “em apenas quatro sondagens, foram exumados 19 indivíduos, alguns ossários e reduções, dos quais podemos fazer a diagnose para sabermos de que patologias sofreram em vida”.
Após terminus dos trabalhos de campo seguem-se os trabalhos de gabinete, os quais completarão os dados recolhidos em escavação, daqui resultando o alargamento do conhecimento histórico deste sítio em particular e da região em geral.
Recorde-se que o projeto de investigação arqueológica no sítio Torre Velha/Terras de S. Sebastião surge no âmbito de um protocolo de colaboração assinado, no passado mês de junho, entre a Câmara Municipal de Bragança e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em vigor até Novembro de 2013, o projeto conta com a participação de jovens estudantes daquela instituição de ensino.

in:cm-braganca.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário