sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Família muda-se para Alfândega da Fé

A falta de uma resposta adequada em Bragança levou Manuela Gomes a mudar-se para Alfândega da Fé, com a família.
Tudo por causa do seu filho, Hélder Gomes (com Esclorose Tuberosa) que será o primeiro utente do Lar Residencial da Leque - Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais.
Ali poderá usufruir das diversas terapias, nomeadamente Terapia Assistida com Animais (Cães de raça São Bernardo e Serra da Estrela e Asininos e póneis); Balneoterapia (Hotel SPA); musicoterapia; oficinas de desenvolvimento pessoal e social (Culinária, Artesanato, Cinema, Teatro, Pintura, Leitura a Par, Atividades físicas, entre outros. Terá ainda diferentes serviços à disposição, tais como Gabinete de Apoio à Família; Gabinete de Psicologia e Orientação; Fisioterapia; Reabilitação Psicomotora; Terapia Psicopedagógica e Literacia Funcional.
Segundo um comunicado da Leque, “mais famílias estão na disposição de mudar a sua vida para que os seus filhos com necessidades especiais possam ter o apoio e acompanhamento que a associação está a oferecer em Alfândega da Fé.
“As respostas sociais na área da deficiência no nosso país são escassas. Se falarmos na realidade do distrito de Bragança, são mais raras ainda e no sul do distrito são mesmos inexistentes”, acrescenta a nota de imprensa.
O Centro de Atendimento/ /Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência já é uma realidade desde abril de 2012 e está quase a esgotar as suas 30 vagas.
“Podemos dizer que as pessoas com necessidades especiais em Alfândega da Fé contam, agora, com uma estrutura formal de apoio que veio trazer uma maior qualidade de vida, não só para as pessoas com deficiência, mas para as suas famílias”, refere o comunicado.
Segundo a Leque, o próximo passo é a abertura do Lar Residencial para Pessoas com Deficiência, que permitirá receber pessoas de outros concelhos do distrito de Bragança e não só.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário