domingo, 23 de setembro de 2012

Festival Douro Jazz leva música para a estrada


foto VÍTOR RIOS/GLOBAL IMAGENS
Começa este sábado à noite a nona edição do Festival Internacional Douro Jazz. Decorre até 13 de outubro, nos teatros de Bragança, Vila Real e Lamego. A novidade passa pelo "Douro Jazz sobre rodas", uma iniciativa que pretende fazer circular a música jazz pela região duriense.
"Basicamente queremos levar a um conjunto alargado de localidades um jazz mais tradicional e mais festivo, o chamado Dixieland", explica o diretor do Teatro de Vila Real, Vítor Nogueira, precisando que os músicos irão em cima um veículo preparado para o efeito". Ao mesmo tempo, pretende-se "tirar partido da experiência de anos anteriores com a banda residente, a Douro Jazz Marching Band", cujos músicos vão acumular este ano as arruadas pelo centros históricos das sedes do festival com a itinerância pelas outras localidades.
A edição 2012 do Douro Jazz conta com as atuações das cantoras Marta Hugon e Elisa Rodrigues, e dos pianistas João Paulo Esteves da Silva, Júlio Resende e Mário Laginha, que encerrará o festival. O programa inclui ainda músicos como Filipe Melo, André Fernandes, Nelson Cascais, Bernardo Moreira ou Alexandre Frazão.
O cantor luso-americano Kiko apresenta, com os Jazz Refugees, o seu primeiro álbum de originais em português. Concerto marcado para esta noite de sábado, às 21.30 horas, no Teatro Ribeiro da Conceição de Lamego. Meia hora depois, o Teatro de Vila Real tem em palco o grupo No Projecto.
O Douro Jazz deste ano tem uma diminuição de 30% do orçamento. E como "há que poupar", Vítor Nogueira diz que a organização aproveitou para "fazer um festival mais português, para mostrar o bom jazz que também se faz neste país" e assim dar à edição deste ano a "qualidade média dos anos anteriores".
Do estrangeiro vêm o guitarrista, compositor e produtor espanhol Angel Unzu, companhia habitual de Kepa Junquera, e a cantora e pianista francesa Fanny Roz.
O festival conta com uma programação complementar que inclui sessões para o público infantil e juvenil na rubrica "O Douro Jazz Nas Escolas", uma feira de objetos culturais durienses e provas de vinhos. No Dia Mundial da Música e Dia Internacional do Idoso (1 de outubro), a programação inclui um concerto dedicado sobretudo ao público sénior.
O festival Douro Jazz é organizado pelos teatros de Vila Real, Bragança e Ribeiro Conceição da Lamego.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário