segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jovens apostam na apicultura no Planalto Mirandês

Há cada vez mais jovens a apostar na apicultura no Planalto Mirandês.
A actividade é rentável e as formações ministradas pela Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional também ajudam a juventude a conhecer melhor o trabalho de um apicultor. 
O técnico da Associação, Vítor Ferreira, diz que o sector apícola está em crescimento e assegura que, a curto prazo, vão ser instaladas mais 5 mil colmeias no Planalto, no âmbito de candidaturas aprovadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).“Neste últimos três anos houve uma procura crescente de jovens pela actividade. Há uma série de projectos aprovados pelo PRODER e outros já estão a instalar colmeias. Ao nível da Associação houve um acréscimo de 40 por cento, todos jovens com projectos na área da apicultura”, realça Vítor Ferreira.
No passado sábado, curiosos e apicultores participaram em mais um workshop organizado pela associação ALDEIA, em parceria com a Associação de Apicultores do Douro Internacional. Depois da formação muitos garantem que vão apostar na instalação de colmeias.“Vim pela curiosidade que tenho em relação a este tipo de actividade.
A apicultura é uma opção”, garante Paulo Andrade.Sérgio Pais já é apicultor e diz que participou nesta iniciativa para conhecer melhor o mundo das abelhas. “É uma actividade que gosto e que dá algum rendimento”, acrescenta.“Acho que é uma actividade muito interessante e vou colocar algumas colmeias”, salienta José Estêvão.A própria associação ALDEIA também vai apostar na apicultura.
Ana Guerra assegura que esta é uma das formas de rentabilizar os terrenos que a associação tem junto ao rio Douro.“Temos algumas terras que ficaram de um projecto de conservação de aves de rapina e é também muito importante para o Ambiente ao nível para polinização das plantas.
Para ter colmeias fomos organizando vários cursos ao longo do ano para nós aprendermos e para quem se quisesse juntar a nós”, afirma Ana Guerra.
A ALDEIA pretende organizar novas formações na área da Apicultura no próximo ano.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário