quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vimioso: Novo modelo de Festival cultural Pretende rejuvenescer o nordeste interior


O concelho de Vimioso recebe de sexta a domingo a VII edição do Festival “Sons e Ruralidades ”, uma iniciativa que pretende ser um “novo modelo” de evento cultural de forma a “rejuvenescer” a região transmontana.
O festival faz parte de um programa de desenvolvimento para a região nordestina, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a revitalização da região, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. 
“Tentamos estimular sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial”, acrescentou, fonte ligada à organização.
A organização do festival é da responsabilidade da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) que conta com a colaboração da Câmara de Vimioso.
O Festival Sons e Ruralidades pretende ser um novo modelo de festival cultural, “superando o espaço e tempo” para revitalizar e regenerar a região rural do Nordeste Transmontano.
A mesma fonte avançou que se pretende criar novas oportunidades e “refletir coletivamente” sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.
E como de um festival se trata, o programa de atividades é “vasto” de forma a haver uma “maior interligação” entre os locais e quem vem de fora.
Este festival faz parte de um programa de “desenvolvimento para esta região”, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a sua “revitalização”, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. 
As aldeias de Serapicos e São Joanico serão o palco para um serie de atividades lúdicas e culturais onde o cinema, a música, as feiras tradicionais de gado asinino e os passeios de burros serão os principais atrativos do certame.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário