quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Abertura do Ano da Fé - “Um povo em caminho atrás de Cristo”


A Abertura Diocesana do Ano da Fé teve lugar em Bragança, no passado dia 14 de Outubro, com um vasto programa de actividades que culminaram com a procissão de estandartes das Unidades Pastorais e cruzes paroquiais entre a antiga Sé e a Catedral. Uma peregrinação simbólica do antigo para o novo.
Mais do que uma mera celebração dos 50 anos do Concílio do Vaticano II, a abertura do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Pento XVI, foi também uma marca da renovação, com sinais visíveis das mudanças que ocorrem na Diocese de Bragança-Miranda, como um novo impulso para as Unidades Pastorais. “É uma renovação na fidelidade. Uma revolução que queremos que seja a conversão do coração, partindo sempre de Cristo. Não é um protagonismo desta Igreja local, mas um recentrar da sua vida, das suas estruturas e das suas pessoas em Jesus Cristo, que é o mais importante”, afirmou D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda. 
Antes disso teve lugar a primeira reunião do Conselho Pastoral Diocesano, na catedral, um órgão augurado pelo Concilio do Vaticano II, mas que na diocese há mais de 15 anos havia deixado de funcionar. Agora foi retomado e recriado. 
Com um total de 55 membros, o Conselho tem novos estatutos, uma nova configuração e pretende ser representativo de toda a diocese. “É um órgão consultivo que ajuda o bispo nas linhas de ação pastoral, que tem membros natos, por inerência dos próprios cargos que ocupam na diocese, tem membros eleitos pelos arciprestados, pelas associações, pelos movimentos, representantes dos secretariados e alguns designados pelo bispo diocesano”, explicou o prelado. 
O Conselho Pastoral Diocesano reunirá três vezes por ano para avaliar, investigar e propor as linhas de orientação para a diocese. “Tudo isto são meios e contributos para consolidar e aprofundar a fé pessoal e comunitária. A fé tem de ser também inteligente. Este Conselho, pela sua representatividade, ajudar-me-á a melhor perceber os sinais dos tempos e a estabelecer as linhas de orientação para a nossa diocese”, enumerou D. José Cordeiro.
Foram ainda ordenados quatro novos diáconos, três para o diaconado permanente (terminaram a sua formação há cerca de 10 anos) e o quarto em ordem ao presbiterado. “Com esta nova reestruturação da Diocese pareceu-nos que era importante que fossem ordenados. É uma hora de esperança, conjuntamente com os 10 seminaristas maiores que temos. 
Com certeza que muitos jovens podem ser chamados e podem responder de Deus para o serviço da diocese”, justificou. O reforço da fé dos crentes, convidando-os a entrar na igreja, está em marcha. 
Outro objectivo passa por limpar o pó que se foi acumulando na diocese, “dando um novo brilho, um novo entusiasmo”, para que tudo isto seja visualizado na liturgia bem como na catequese e, assim, resplandecer o rosto de beleza que é Cristo. “Nós queremos pessoas livres, responsáveis e adultas, que se sintam pertença da Igreja. 
Muitas vezes os cristãos fazem todo o percurso da fé e depois não entram na igreja. A fé é essa porta que se abre, onde Cristo nos acolhe. A porta da nossa Catedral está de braços abertos a todos”, referiu D. José Cordeiro. 
Da jornada constou ainda a apresentação do site www.juventudebraganca.com do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, que contou com uma grande representação do YouthTravel. O prelado sublinhou que sente um grande dinamismo dos jovens da comunidade, com um grande movimento do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional.

Por: G.L.
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário