terça-feira, 9 de outubro de 2012

Agregação de freguesias aprovada em Bragança

38 freguesias rurais e uma urbana. Esta foi a proposta apresentada pelo grupo parlamentar do PSD da Assembleia Municipal de Bragança e aprovada hoje, em Assembleia extraordinária, com a maioria dos votos.
As três sugestões iniciais propostas pela Câmara foram afastadas e foi apresentada uma alternativa, que reduz um menor número de freguesias. Na cidade, às freguesias da Sé e de Santa Maria, junta-se agora Meixedo. Para o presidente da maior freguesia da cidade, Paulo Xavier, esta é uma proposta minimalista e sugere uma reforma autárquica mais abrangente.“Estamos a falar de uma redução de 20 por cento, a lei diz-nos 25 por cento, mas os 20 por cento vai chegar perfeitamente, porque ninguém está para dizer não.
A Comissão Técnica vai ver que foi a decisão da Assembleia e deixa passar”, sublinha Paulo Xavier.
No meio rural há sete agregações e nem todas geram consenso. É o caso de Aveleda, que vai juntar-se a Rio de Onor. O presidente da Junta de Aveleda, José Carlos Valente, garante que não aceita esta reforma autárquica. “Seja ela qual for a proposta eu sou contra, tendo em conta a forma como está a ser elaborado todo o processo, que não tem qualquer razão de ser”, defende o autarca.
Melhor sorte teve a freguesia de Rabal, que conseguiu manter o estatuto. O presidente da Junta, Paulo Hermenegildo, prefere não falar em vitória, mas garante que é a opção certa para servir os interesses da população.“Foi uma reorganização que eu chamarei menos danosa para o nosso concelho”, realça o autarca.
E foi precisamente quem apresentou a proposta que ditou a sua aprovação.
O representante do PSD, Rui Correia, sublinha que esta proposta cumpre a lei e reduz o menor número possível de freguesias.“Achamos que devemos ser nós a decidir e não que seja alguém que decida por nós. E assim reduzimos o menor número de freguesias, tendo em conta que a vontade da maioria das freguesias era não serem agregadas”, realça Rui Correia.
A oposição votou contra. PS, CDS, CDU, Bloco de Esquerda e Movimento Sempre Presente rejeitam esta proposta, alegando a defesa dos interesses das populações.
A proposta de aglomeração das freguesias do concelho de Bragança foi aprovada com 58 votos a favor, 33 contra e oito abstenções.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário