quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo leva história do concelho às crianças

A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo tem apostado no fortalecimento da relação entre a Biblioteca e as escolas através do interesse pelos livros e pela leitura.
Muitos são os programas que têm sido desenvolvidos com esse objetivo, não sendo exceção o projeto Biblioteca em Movimento – Os Livros Vão à Escola que este ano pretende levar às escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim-de-infância e Centro Social e Paroquial a história do concelho e o contributo de personalidades históricas para a nossa terra.
Uma equipa da Biblioteca Municipal, constituída por um animador, uma educadora de infância e uma técnica do arquivo histórico, organizam, preparam e criam histórias interativas através do espólio e documentos disponíveis no Arquivo Histórico, sempre de acordo com a faixa etária e respetivo projeto educativo do público a que se destinam.
Posteriormente estas histórias são apresentadas às crianças nas escolas através da projeção das mesmas, seguindo-se um diálogo e desenvolvendo-se posteriormente atividades para o reforço do interesse pela história do concelho, como atividades lúdicas de expressão e dramatizações, ilustrações individuais ou em grupo ou canções, ateliers.

Os mais pequenos têm ainda a oportunidade de contatar com alguns documentos existentes no arquivo, compreendendo melhor a sua importância histórica.
Os livros vão à escola uma vez por período letivo realizando-se as atividades no horário destinado ao Apoio ao Estudo. No 1º período as crianças vão ficar a conhecer a história de “D. Dinis em Torre de Moncorvo” e no 2º e 3º período “D. Manuel em Torre de Moncorvo” e “Violante Gomes em Torre de Moncorvo”.

Dentro deste programa os alunos serão ainda convidados a conhecer melhor as instalações da biblioteca e arquivos e a apreciar os livros e documentos que ali são guardados.
Além de fomentar o gosto pelos livros e pela leitura, este programa pretende desenvolver o gosto pela história da vila, dar conhecer melhor os costumes e tradições vividas no concelho, despertar a curiosidade pelo arquivo histórico e promover o contato direto com os documentos.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário