segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bragança acolhe alunos brasileiros


Os cursos ministrados no Instituto Politécnicos de Bragança vão passar a ser reconhecidos no Brasil. 
O acordo entre os representantes dos politécnicos portugueses e brasileiros foi assinado, na passada terça-feira, em Bragança, no encerramento do Congresso Internacional de Universidades de Ciências Aplicadas, que juntou representantes do ensino superior de todo o mundo.
O presidente do IPB, que também é presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, assegura que esta parceria é uma janela de oportunidades para os estudantes dos dois países.
Sobrinho Teixeira sublinha que o reconhecimento mútuo dos cursos tirados nos politécnicos portugueses e brasileiros, é um grande passo para os jovens portugueses encontrarem emprego no Brasil e para os estudantes brasileiros virem para Portugal. 
Através deste acordo, assinado entre os representes do ensino superior dos dois países, na presença do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, os politécnicos portugueses vão receber mais de 1500 alunos brasileiros por ano.
Sem barreiras
“Foi um programa extremamente competitivo, onde diversos países, diversas universidades mundiais se posicionaram para receberem esses estudantes brasileiros e é um orgulho que os politécnicos portugueses tenham conseguido posicionar-se para receberem esses alunos”, enaltece o presidente do IPB. 
Denio Arantes, presidente do Conselho Nacional das Instituições de Educação do Brasil, sublinha que a escolha de Portugal se deveu ao facto de não haver barreiras entre os dois países.
“Portugal é um país que tem uma cultura muito próxima, não tem barreira da língua e penso que o sentimento de estranheza que um aluno tem quando vai para o exterior diminui muito ao pensar em ir para Portugal”, constata o responsável.
Nos próximos três anos Portugal vai receber cerca de 4500 alunos do outro lado do Atlântico.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário