quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bragança vai ter cinema documental

Bragança vai ter cinema documental ainda este mês.
O projecto é do INATEL, que quer que a população da capital de distrito volte a ter acesso à sétima arte, depois do encerramento das salas de cinema no Bragança Shopping, no início do ano. O director da Agência INATEL de Bragança, Pedro Rego, diz que este projecto abrange as instituições e o público em geral.“Fizemos um projecto para tentar trazer outro tipo de cinema que não o comercial, porque também não é essa a função do INATEL, para a cidade de Bragança. Fizemos um projecto para o cinema documental, e tentaremos iniciá-lo ainda durante este mês.
Esse projecto engloba filmes documentais e filmes já com alguma idade, que vamos implementar primeiro na área da solidariedade, ou seja nas instituições da cidade. Temos já contactos para efectuar visualizações na Associação de Socorros Mútuos e no Centro Social Santo Condestável”, realça Pedro Rego.
Os filmes galardoados deverão ser exibidos no auditório Paulo Quintela ou no Teatro Municipal de Bragança, dependendo da adesão do público. Pedro Rego garante que este projecto não colide com a iniciativa privada.“O outro projecto que também já está aprovado é a visualização de filmes que foram galardoados a nível nacional e internacional, o chamado cinema documental, e esse é um projecto que queremos implementar independentemente que haja cinema privado, é outro tipo de cinema, mais científico, e gostaríamos de fazer uma visualização no final de Outubro”, sublinha o presidente do INATEL - Bragança. 
Quanto ao cinema comercial, para já não há interessados em explorar a actividade no Bragança Shopping. A directora do centro comercial, Mariema Gonçalves, garante que foram feitos vários contactos para que Bragança voltasse a ter cinema, mas o mercado pouco atractivo afastou possíveis investidores. “Os cinemas de uma forma geral foram perdendo espectadores. As novas tecnologias permitem que chegue muito fácil a casa das pessoas e as pessoas passaram a deslocar-se menos às salas de cinema e Bragança não foi excepção. Sofreu também com a perda de clientes e isso foi de tal forma visível que neste momento não é apelativo para nenhum operador instalar-se neste momento no shopping, com todos os investimentos que têm que ser feitos.
Por isso, a curto e médio prazo não teremos cinemas no Bragança Shopping”, garante Mariema Gonçalves. 
O cinema documental a substituir o cinema comercial na cidade de Bragança.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário