sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Carrazeda de Ansiães - Arnal quer expulsar terror da aldeia

A população de Arnal, em Carrazeda de Ansiães, anda aterrorizada. 
Um homem de cerca de 30 anos tem provocado constantes desacatos, faz ameaças de morte e há pouco mais de 15 dias mandou um idoso para o hospital de Bragança (onde permanece) com uma perna partida em dois sítios. O povo fartou-se e foi ao posto da GNR apresentar um abaixo-assinado com 54 subscritores exigindo a expulsão do “terror”. Na aldeia não vivem mais de 80 pessoas. A maior parte, idosos. 
O indivíduo foi lá parar há pouco mais de um ano, proveniente de Mem Martins (Sintra), onde, segundo o comandante do destacamento da GNR de Mirandela, capitão Luís Reis, “já tinha um extenso cadastro por crimes, nomeadamente contra o património”. Vive sozinho em casa que pertenceu ao avô, não trabalha, é alto e forte, e, segundo Luís Reis, “é extremamente violento e com uma atitude antissocial”, tendo já provocado “muitos desacatos nessa e noutras localidades do concelho”. 
No verão do ano passado até andou à pancada com militares da GNR após ser detido. “As pessoas já deixaram de ir para os seus terrenos agrícolas com medo dele”, assegura Bernardete Gonçalves, irmã de Jorge Gomes, de 64 anos, o homem que no dia 09 deste mês, ao fim da tarde, foi agredido a murro e pontapé. “Só parou de lhe bater porque as vizinhas começaram a gritar”, prossegue, recordando que ao ir embora o agressor terá dito: “Desta vez parti-te os dentes, da próxima corto-te a goela”. 
No dia seguinte foi detido pela GNR de Carrazeda e notificado para comparecer em tribunal para primeiro interrogatório. À noite, na aldeia, avançou de punhal em riste para agredir Simão Sá, vigilante em Lisboa que foi passar uns dias de férias à terra. “Ouvi uns barulhos na rua, fui ver o que se passava e vi-o. Ameaçou que me deixava já ali estendido e eu corri a pegar num pau para me defender. Ele recuou, pegou em pedras e atirou-as contra o meu carro e o do meu irmão, partindo alguns vidros”. “Nunca falei para semelhante pessoa, nem um bom dia, no entanto ameaçou matar-me”, prosseguiu. 
O abaixo-assinado seguiu para o Ministério Público, enquanto o povo de Arnal reza para que alguma coisa seja feita. “É que ele anda sempre a ameaçar que vai ter de matar alguém para o meterem na cadeia, onde terá sustento de graça”, nota Simão Sá. “Não podemos continuar a viver com um bandido destes. Se ninguém fizer nada teremos de ser nós a tomar medidas”, desabafou João Gonçalves.

Por: N.G.
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário