quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Centro de recria de raça bísara surge em Vinhais

A construção de um Centro de Recria e Melhoramento da Raça Bísara em Vinhais é um dos objectivos da associação de Criadores desta raça.
A responsável pelo livro genealógico desta raça revela que a autarquia já cedeu o terreno à associação e não tem dúvidas que este centro iria contribuir para o aumento de explorações desta raça. “A autarquia de Vinhais já nos ofereceu um terreno para construir esse centro.
É importante para a associação trabalhar o melhoramento da raça. Para sermos nós a criar os animais para depois colocarmos nas explorações”, salienta Carla Alves. Os novos projectos para a instalação de explorações de porcos bísaros contemplam mais de 20 animais.
Por isso, a associação quer conquistar novos mercados para escoar a carne em fresco. “É tempo de dar mais algumas garantias aos produtores de que trabalhando com a raça bísara o seu escoamento está garantido. Em Vinhais isso tem sido conseguido, porque a maioria trabalha com a raça para a produção de fumeiro, que tem procura e tem escoamento. Temos é que dar um passo ao nível da comercialização da carne fresca”, realça Carla Alves.
A representante da raça bísara confessa, ainda, que a estratégia de comercialização pode passar pelo agrupamento de representantes das raças autóctones da região.“Quem sabe até com parcerias com outras raças na nossa zona, porque o que é importante é ganhar escala. Temos uma oferta de qualidade e só com a união de todas estas raças conseguimos chegar ao mercado com menos custos”, conclui.
Actualmente, a raça bísara conta com cerca de 3 mil porcas reprodutoras dispersas por 120 explorações.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário