quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Diocese de Bragança-Miranda - Abertura do Ano de Fé

Tem lugar, no próximo dia 14, na Catedral de Bragança, a partir das 9h30, a abertura do Ano de Fé na diocese de Bragança-Miranda, no âmbito das comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II e do vigésimo aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica, que tem já uma versão para jovens o Youcat. 
Um dos momentos altos desta sessão será a apresentação dos livros “YOUCAT - livro de orações” e “Vaticano II - 50 anos 50 olhares” por D. José Cordeiro, Bispo diocesano, a partir das 12h30. Às 15h30 tem lugar a celebração da Eucaristia, presidida, também, pelo bispo diocesano. 
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, que se encontra na organização destas comemorações, acolhe também o projecto “YOUthTRAVEL” que está a ser preparado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil em parceria com a Paulus editora. 
O YOUthTRAVEL é uma peregrinação com vista à formação permanente e proximidade com todos os secretariados diocesanos, animadores juvenis, catequistas, religiosos e religiosas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, tendo como instrumento de estudo, de aprofundamento e conhecimento, o YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica. 
Este trabalho de aprofundamento da Fé servirá ainda de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro. Com o lema “Ide e Fazei discípulos” este “YOUthTRAVEL” tem como objectivos: Descobrir novos caminhos para evangelizar os jovens, para que por sua vez sejam testemunhas do evangelho na cultura de hoje. Aprender a fazer propostas de evangelização directa, experiencial e prática aos jovens; Favorecer a comunicação na verdade e na caridade; Traçar uma ponte que recorde a JMJ Madrid 2011 e sirva de lançamento para a JMJ Rio 2013; Revitalizar a pastoral juvenil; Criar proximidade, união e comunhão; Formar em articulação com a igreja local; Incentivar à participação e caminhada de cada jovem ajudando-o a descobrir o seu papel e missão na construção da Igreja e do mundo e em conjunto, aprofundar a formação sobre o Youcat contribuindo para uma fé esclarecida e esclarecedora. 
Nesta caminhada estará presente a Cruz entregue por João Paulo II aos jovens europeus.

Por:AP
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário