sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Distrito de Bragança - Bombeiros recebem ambulâncias de emergência médica

As corporações de Bombeiros de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, já estão dotadas de ambulâncias de emergência médica.
Estas viaturas estão equipadas com desfibrilhadores automáticos, que podem revelar-se fundamentais na assistência a vítimas de paragem cardio-respiratória. Este era um anseio não só das corporações, mas sobretudo das populações locais.
Os três postos de emergência médica estão colocados ao longo do IC5, o que segundo o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Bragança é fundamental para garantir o socorro das vítimas, em caso de acidente. “Desta forma as populações estão mais protegidas, uma vez que agora o IC5 está todo coberto”, explica Diamantino Lopes.
Também os Serviços de Urgência Básica de Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa estão dotados de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV).
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste diz que estas duas ambulâncias são essenciais para salvar vidas.“Estas ambulâncias estão munidas com todo o equipamento com suporte avançado de vida, e para além disso são equipadas com uma tripulação constituída por um enfermeiro e um TAE”, frisa António Marçoa, acrescentando que “numa região como a nossa, com uma dispersão e distâncias que existe, estas ambulâncias são fundamentais para uma assistência rápida e eficaz”.
Macedo de Cavaleiros também devia ter uma ambulância de SIV, mas tal só deve acontecer depois da saída do helicóptero do INEM da cidade.
Esta medida constitui um reforço da capacidade de resposta a situações de emergência médica na região, que só foi possível graças à assinatura de um protocolo entre o INEM, as corporações de bombeiros e a ULS Nordeste.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário