quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Empresas transmontanas viram-se para Moçambique

O mercado de Moçambique pode ser uma oportunidade para as empresas da região ligadas ao ramo da construção civil.
Numa altura em que o país africano quer crescer e construir novas infra-estruturas, a visita de cinco dias a Portugal, três dos quais no distrito de Bragança, serviram para os representantes moçambicanos conhecerem a oferta em termos de produtos, os métodos de trabalho e a investigação feita pelas instituições de ensino da região.
A visita foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), que procura lançar as sementes para empresários transmontanos e moçambicanos poderem estreitar relações económicas.
O presidente da ACIM, Jorge Morais, diz que este contacto permitiu trocar informações para futuras parcerias.
“Estivemos lá 15 dias, junto do Ministério das Obras Públicas e Habitação, para que pudessem vir ao nosso encontro e para que partilhássemos o Centro Tecnológico em Maputo”, realça o representante dos empresários de Mirandela.
Jorge Morais defende que a ideia é que este centro seja uma porta aberta para os empresários da região. “Estrategicamente existem vários parceiros institucionais, desde o centro tecnológico da cerâmica do vidro de Coimbra, Instituto Politécnico de Bragança e empresas da região da área da construção civil”, enaltece o responsável.
Troca de contactos
Jaime Matsinhe, responsável pela direcção de Materiais de Construção e Habitação de Moçambique, diz que a visita foi positiva ao nível da troca de contactos e de conhecimentos.
“Vimos fábricas de materiais de construção, que é uma área que nós queremos abraçar. Agora vamos ver o que é possível fazer na sequência desta visita, que nos permitiu recolher experiências”, realça o responsável moçambicano.
A delegação visitou diversas empresas de Mirandela, Bragança e Chaves.
O autarca de Mirandela, António Branco, diz que está é uma iniciativa importante e espera que dê resultados práticos.
“A Câmara dá o suporte institucional, que é importante neste tipo de actividades. Por isso, esperemos que esta seja uma iniciativa pioneira, que envolva as empresas de Mirandela, mas também a região e o Ensino Superior”, realça o edil.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário