domingo, 7 de outubro de 2012

Hoje é Dia nacional dos Castelos


O Dia Nacional dos Castelos comemora-se no dia 7 de Outubro. Este dia foi instituído em 1984 com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações.
Os castelos, testemunhos da memória colectiva dos povos, constituem valorosa referência arquitectónica, histórica, cultural e simbólica de uma comunidade. São uma importante parte da história nacional e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como era a cultura da época medieval, tendo algumas destas estruturas continuado pelos séculos fora ate aios dias de hoje.
Neste dia realizam-se várias atividades pedagógicas e lúdicas por todo o país, desde animações nos castelos ainda existentes, com comidas, vestuário e quotidiano da época até visitas guiadas nos diversos castelos existentes.
Na região, há atividades no Castelo de Ansiães, onde este ano se realiza um Peddy Paper que pretende envolver as famílias locais num conjunto de atividades lúdicas em estreita articulação com as memórias materiais da antiga estrutura castelar e importante vila do período medieval.



Sem comentários:

Enviar um comentário