sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Idosos de Bragança com tele-alarme

Seis idosos do concelho de Bragança já têm serviço de tele-alarme nas suas casas, graças ao projecto “Envelhecer com qualidade”, da Santa Casa da Misericórdia.
Um telefone e um pêndulo permitem aos idosos terem uma resposta em caso de emergência. Basta carregar no botão vermelho e a situação é comunicada de imediato aos responsáveis da Santa Casa ou aos familiares dos idosos.
Para já ainda não há registo de situações graves, mas já foram feitas algumas chamadas. A responsável pelo projecto “Envelhecer com qualidade”, Susete Abrunhosa, diz que o tele-alarme é uma ferramenta fundamental em caso de emergência. “Basta carregar no botão vermelho que têm no telefone, ou se estiverem longe do telefone, carregam no pendulo que trazem pendurado no pescoço”, explicou.
Susete Abrunhosa justifica o baixo número de idosos que dispõem do tele-alarme com a reduzida verba disponibilizada para este serviço e pelo facto “de não haver muitas situações de isolamento social e geográfico”, concluiu.
A par do tele-alarme, os utentes da Santa Casa da Misericórdia têm um vasto leque de serviços e actividades, que vão desde a prática de exercício físico, às consultas de nutrição, e à prevenção de quedas no domicílio.
O projecto “Envelhecer com qualidade” teve início em 2010 e tinha data prevista para terminar em 2014, mas o sucesso dos programas permite à Santa Casa prolongá-lo nos anos seguintes.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário