quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Número de animais abandonados aumentou em Bragança

São cada vez mais os animais abandonados pelos donos.
Desde 2010, o Canil Intermunicipal de Vimioso, recebeu cerca de 1400 cães e gatos.A informação foi avançada pelo veterinário municipal de Vimioso, Manuel Godinho, que falou à margem da mesa redonda dedicada ao “Quadro Legal de Protecção dos Animais”, que decorreu, ontem, na Escola Superior Agrária de Bragança.
Desde que o Canil abriu portas, em Outubro de 2010, foram muitos os cães e gatos abandonados ou entregues pelos donos. Recorde-se que este canil abrange os concelhos de Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro e Bragança.Manuel Godinho conta que as razões que levam ao abandono são “a idade avançada ou as doenças incuráveis dos animais”. “Não conheço nenhum caso de pessoas que tenham entregado o seu animal por não terem condições económicas para o manter”, concluiu.
O comandante da PSP de Bragança, Amândio Correia, diz que “são muitos os cães abandonados na via pública”. No entanto, a queixa mais frequente dos brigantinos é o barulho causado pelos animais. “Todas as semanas há queixas por barulhos”, sublinhou.
Amândio Correia diz que há donos que desconhecem e outros não respeitam a legislação, e revela que a PSP pretende aplicar coimas aos cidadãos que não sabem tratar os seus animais. “Este passo tem que ser integrado numa campanha massiva se informação das entidades administrativas competentes, nomeadamente da Câmara Municipal, com apoio do veterinário municipal e também do delegado de saúde”, frisou.
O objectivo desta mesa redonda foi comemorar o Dia Mundial do Animal, que se assinala hoje, e sensibilizar alunos, professores e comunidade em geral, para a questão do abandono dos animais.
A iniciativa foi organizada pela Associação Amica, de Bragança, em colaboração com a Escola Superior Agrária.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário