sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Trás-os-Montes - De volta às “torna-jeiras”


A chegada do Outono traz consigo uma das tradições portuguesas mais antigas, a vindima. 
O jornal Nordeste acompanhou a vindima numa vinha situada em Vale Salgueiro, no concelho de Mirandela.
O trabalho começou bem cedo, as pessoas traziam os baldes e as tesouras e começaram a cortar uvas.
Já houve tempos em que se pagavam as chamadas “ jeiras” ao pessoal, ou seja, o dia de trabalho, hoje volta a imperar o espirito de ajuda e economia com as “torna-jeiras”.
“É um ambiente muito animado que se vive nas vindimas. A “torna-jeira” significa que hoje por exemplo vindimo nesta vinha, depois o dono desta vinha vai vindimar para mim por exemplo”, explica António Brás, um dos vindimadores.
Com a crise a refletir-se cada vez mais na agricultura este foi o método que os “pequenos agricultores” encontraram para fazer face à despesa.
Poupar dinheiro
“Poupamos muito dinheiro em jeiras, porque cada dia de trabalho sai a 30 euros e nós não ganhamos para isso”, comenta o proprietário da vinha, António Sérgio.
Ao contrário do ano passado, em que a vindima começou em Agosto, este ano, a colheita está, em média, com cerca de duas semanas de atraso, o que fez com que a grande azáfama nas vinhas da região acontecesse já em pleno mês de Setembro, prolongando-se a vindima até ao início de Outubro. 
Os vinhos produzidos em Trás-os-Montes estão ainda em evolução, mas são cada vez mais os jovens agricultores a apostar neste ramo.
“É muito bom produzir vinho em Trás-os-Montes embora falte o reconhecimento por parte das pessoas e também publicidade e marketing”, afirma o e engarrafador do vinho “Miramontanha”, Leandro Garcia.
O próximo trabalho na vinha é a poda que, já requer um conhecimento mais alargado.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário