sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Agricultura - Criada rede social para aproximar investigadores e empresários

Chama-se Rede Inovar e é uma plataforma on-line de ligação entre investigadores e empresários dos sectores agrícola, florestal e agro-alimentar. O objectivo é aproximar os empresários da inovação tecnológica e científica e encontrar aplicações práticas para esta em Portugal.
Redeinovar, criada pela INOVISA - Associação para Inovação e Desenvolvimento Empresarial, está aberta a qualquer pessoa que tenha interesse na área agrícola, agro-alimentar e florestal. «O que fizemos foi criar uma rede com o objectivo de promover a inovação, mas fazendo transferência de tecnologia, ou seja ligar a agricultura, o mundo rural, a agro-indústria às entidades do sistema científico e tecnológico nacional», explica Luís Mira da Silva, presidente da INOVISA.
A plataforma web funciona como uma rede social de partilha de conhecimentos e actividades, mas é uma iniciativa que se estende além da Internet. «O projecto tem iniciativas de ligação entre unidades do sistema científico e tecnológico e as empresas através da organização de workshops, reuniões, entre as empresas e os investigadores. Iniciativas de apoio ao empreendedorismo e a novas empresas. A plataforma web é uma parte central», acrescenta o mesmo responsável.
Em Portugal faz-se já boa investigação, de acordo com Luís Mira, mas é preciso que ela chegue aos empresários. Essa transferência de tecnologia está a falhar actualmente. «Acho que tem havido uma aposta grande em investigação. Eventualmente, é necessário haver um reforço da investigação no sector, mas sobretudo o que tem de haver é tornar esta mais consequente, fazê-la chegar ao mercado».
Para o também professor do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, o tornar a investigação mais consequente faz-se por dois caminhos: «Primeiro seleccionar a investigação que é feita e seleccioná-la no sentido de ser mais útil para quem a utiliza. Tentar desenvolver mais investigação com potencial de ser aplicada. Em segundo, apoiar mecanismos de transferência de tecnologia. Temos de pôr as empresas em contacto com os investigadores e vice-versa».
A entrada de jovens para o sector agrícola pode potenciar todo este caminho de maior aposta e utilização da inovação. Para Luís Mira da Silva, «é fundamental continuarem a existir programas que estimulem a iniciativa de jovens em meio rural, que trazem novas ideias e potenciam a inovação no sector».

Mas não só de agricultura se deveria falar, mas do mundo rural em geral. «Devia a haver alguma replicação desses programas no meio rural. Porque é tao importante ter jovens na agricultura, como é importante ter jovens no meio rural. Temos de contrariar o fenómeno de despovoamento. Devíamos ter mecanismos para criar mais iniciativas não agrícolas no meio rural, porque se isto não existir não há agricultor que queria ir para lá», conclui.

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário