quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Antigo forno da cerâmica de Bragança vira albergue para caminheiros

A antiga fábrica da cerâmica em Bragança vai ser transformada num albergue para peregrinos.O imóvel está classificado como Espaço Cultural de Interesse Arqueológico-Industrial no Plano Director Municipal e foi agora cedido pela autarquia à Enzonas – Associação de Caminheiros de Bragança - que lhe quer dar uma nova utilização. O espaço deverá ter capacidade para acolher 20 pessoas. “A nossa cidade é um ponto importante nos caminhos de Santiago e por isso é fundamental que tenha um albergue, refere presidente da direcção da Enzonas, acrescentando que “a GNR já nos cedeu 20 camas”, com as quais se vai iniciar a abertura.
Belmiro Vilela salienta que o edifício vai precisar de obras “para ter as condições mínimas para ser habitado e isso implica custos e neste momento a associação não tem meios financeiros para suportar.
Esperamos que a câmara nos dê um apoio”.
O presidente da câmara de Bragança disponibiliza-se a ajudar nas despesas da requalificação. “O forno está arranjado, já tem instalações sanitárias, paredes e pavimento bem tratados”, realça Jorge Nunes, advertindo que “é um espaço grande mas não está preparado para a função que a associação lhe quer dar e haverá que fazer algumas obras, mas estou convencido que os associados arranjarão um complemento ao apoio financeiro que o município sempre tem disponibilizado às associações”.
Esta cedência foi protocolada ontem. A autarquia entregou também ao Rotary Clube de Bragança um espaço na Casa das Associações para o funcionamento da Universidade Sénior. “Neste momento a Universidade Sénior está a funcionar na Casa do Professor e pretendemos mudar para umas instalações mas estável em termos de futuro para podermos ter o nosso arquivo”, explica o presidente da direcção, António Ferreira. Actualmente a universidade está a funcionar com 30 alunos “mas esperamos que ela cresça com esta localização no centro histórico pois terá outra visibilidade”.
De recordar que na Casa das Associações já está também instalada a Associação dos Convívios Fraternos.
 
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário