sexta-feira, 9 de novembro de 2012

António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães apresentaram novo livro em Torre de Moncorvo

“Os Isidros – A Epopeia de uma Família de Cristãos-novos de Torre de Moncorvo” do moncorvense António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães foi o livro apresentado no passado dia 3 de Novembro, Sábado, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.
Esta obra conta a história da família Isidro, uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo, que acompanha a história da inquisição portuguesa desde o seu início, em 1536 até ao final da distinção entre cristãos–novos e cristãos-velhos, em 1773. História esta que “se desenrolou um pouco por todo o mundo acompanhando as rotas migratórias, a expansão marítima dos povos europeus e a implantação de colónias e feitorias comerciais à escala mundial.”
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, deu início à sessão referindo que o judaísmo é uma área de estudo muito importante da história de Torre de Moncorvo, que ainda não tinha sido explorada até à data. O editor do livro, António Lopes, falou também ao público presente explicando as motivações que o levaram a publicar esta obra. Maria Fernanda Guimarães abordou algumas personagens do livro e descreveu o ambiente vivido naquela época em Torre de Moncorvo segundo vários processos da inquisição.
António Júlio Andrade, apresentou uma rota dos judeus que percorre os monumentos e lugares relacionados com os judeus a visitar em Torre de Moncorvo. Exemplo disso é a Casa da Sinagoga, a Casa da Inquisição, a Casa dos Navarros, a Casa da Pelicana, a Igreja da Misericórdia, a Rua dos Sapateiros, o Triptico da Igreja Matriz, a Praça do Município, o Chafariz da Horta, as Cobrideiras de Amêndoa, o Lagar da Cera de Felgueiras e os simbolos existentes em algumas aldeias do concelho como Açoreira e Castedo.
O público aderiu em força à apresentação do livro estando presentes nesta sessão cerca de 80 espectadores.
No final, o Município de Torre de Moncorvo ofereceu um exemplar do livro aos participantes, que os autores fizeram questão de autografar.


in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário