sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Arquivo distrital de Bragança aposta nas novas tecnologias

509 fundos, que equivalem a 4 quilómetros de documentação, é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Arquivo Distrital de Bragança ao longo dos seus 96 anos de existência.
A directora do Arquivo destaca a importância das novas tecnologias para a divulgação dos registos paroquiais do distrito. “O arquivo neste momento tem como objectivo a divulgação on-line dos registos paroquiais do distrito de Bragança, e já temos imensas imagens que as pessoas podem consultar numa fracção de tempo””, explicou.
Alda Berenguel sublinha que é preciso “sensibilizar os mais novos para a importância desta instituição”, que é mais do que o depósito de velhos documentos. “Cada vez mais há a dialética entre a memória e o presente e nós tentamos dar isso aos mais novos, através das actividades de extensão cultural”, avançou.
Alda Berenguel faz um balanço positivo dos 4 anos em que está na direcção do Arquivo. “Esta direcção tem tido fases de paragem, avanços, recuos, mas o balanço é sem dúvida positivo”, concluiu.
Os 96 anos do Arquivo Distrital de Bragança comemoraram-se ontem, com a realização várias palestras e com a inauguração da exposição “Cédulas – Moeda de troco”.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário