terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bragança - 26 micro-empresas apostam na formação

Ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas. Este foi o principal objectivo do projecto MOVE PME, promovido pelo Nerba – Associação Empresarial do Distrito de Bragança, que encerrou, na passada quinta-feira, com uma sessão que distinguiu as empresas participantes pelas características que as distinguiram durante o projecto.
Perante a actual conjuntura económica, em Bragança há negócios que se destacam pela inovação, rentabilidade, qualidade e, até, pela prudência.
Alcino Gonçalves foi um dos empresários que recebeu um prémio. Neste caso, a rentabilidade foi a característica que mais sobressaiu na sua empresa de transformação de cortiça, instalada na zona industrial de Vimioso. “Num sector como este em que as matérias-primas são caras, esta distinção vem no sentido de termos conseguido muito mais atenção ao desperdício”, realça o empresário.
Apoio contínuo
Para Alcino Gonçalves, este programa também foi importante, sobretudo, para valorizar e dar mais conhecimento aos colaboradores da empresa.
Já a qualidade do serviço valeu uma distinção à Clínica Madrid, que também integrou o projecto. “Foi muito importante ao nível da implementação das medidas para que a empresa funcione e também ao nível da motivação de toda a equipa de colaboradores”, enaltece Purification Ortiz.
O projecto MOVE PME englobou 26 micro-empresas e ajudou-as a implementar sistemas de gestão e de qualidade, de forma a fortalecer os negócios em tempo de crise.
A coordenadora do projecto, Luísa Torres, sublinha que esta iniciativa deixou ferramentas dentro das empresas. “ Os empresários perceberam que era uma oportunidade única, até porque o projecto é totalmente financiado pelo Fundo Social Europeu. Destas 26 empresas, pelo menos cerca de meia dúzia estão aptas para se certificarem”, enaltece a responsável.
O NERBA continua a dar apoio às empresas. “Neste momento, estamos a trabalhar com mais 24 PME, em parceria com a Associação Industrial Portuguesa”, conclui Luísa Torres.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário