quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bragança oferece prendas às crianças com dinheiro da iluminação de Natal


A Câmara de Bragança anunciou hoje que vai canalizar as verbas que habitualmente gastava em iluminação de Natal para prendas a distribuir por todas as crianças das escolas do concelho.
O município já tinha adiantado que neste Natal não haverá os habituais enfeites luminosos nas ruas da cidade devido à contenção financeira e por considerar “muito elevado” o custo de cerca de 40 mil euros.
A autarquia, que tomou esta “decisão de poupança”, vai agora gastar o mesmo dinheiro em ofertas de Natal.
O gabinete de imprensa do município liderado pelo social-democrata Jorge Nunes fez saber que continua a apoiar o comércio tradicional, tornando-o mais apelativo com a instalação de som pelas ruas, especialmente no centro histórico, no qual estima gastar seis mil euros.
Irá também instalar iluminação com motivos natalícios na Praça da Sé, e um presépio e um pinheiro de 12 metros de altura, além de iluminar as árvores que ladeiam a Praça Cavaleiro de Ferreira.
Esta outra vertente da animação natalícia implica um gasto de três mil euros.
Os mais de 30 mil euros remanescentes, em relação ao valor gasto em anos anteriores, vão ser afectados “para a oferta de uma prenda de Natal, eminentemente pedagógica, para as crianças que frequentam os jardins-de-infância e as escolas do primeiro ciclo do concelho.
“Quer sejam da rede pública quer também do privado, uma vez que (a autarquia) está consciente que, em certos casos, é a oportunidade de algumas crianças receberem uma prenda, nesta altura do ano, em tempo de dificuldades para muitas famílias”, explicou.
A Câmara de Bragança decidiu ainda aprovar o alargamento do horário de funcionamento do comércio nos feriados de 1 e 8 de Dezembro e nos domingos do mês de Dezembro.
Os bares, discotecas e outros estabelecimentos de bebidas têm “horário livre” na noite de passagem de ano.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário