segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Douro Ibérico - Rota do Património Mundial quer atrair turistas à região


Uma nova plataforma na internet intitulada Rota do Património Mundial pretende divulgar o espaço ibérico em torno do Douro Internacional, região que integra dez sítios classificados pela UNESCO. O objectivo é atrair mais visitantes à região e convidar o viajante a descobrir o património material e imaterial e a paisagem natural da Bacia do Douro.
A Rota do Património Mundial, no âmbito do projecto Rota do Património da Humanidade do Vale do Douro, percorre on-line dez sítios classificados pela UNESCO: o centro histórico do Porto, Guimarães, a região do Alto Douro Vinhateiro e Foz Côa. Do lado espanhol, os turistas têm a oportunidade de conhecer, no âmbito da iniciativa [promovida, a nível mundial, pela Fundação Rei Afonso Henriques], localidades como Siega Verde, Salamanca, Ávila, Segóvia, De Atapuerca, Burgos e Las Medulas (Castela e Leão). 
Na nova página na internet em torno do Douro Ibérico, o visitante é convidado a descobrir, no caso português, não só o património material, como o Museu do Côa, a arte rupestre do Paleolítico Superior em Foz Côa, os centros históricos de Guimarães e Porto, o castelo de Guimarães, a Sé do Porto, como também o património imaterial [música, etnografia, gastronomia e religião]. Isto a par de outros elementos da paisagem natural da Bacia do Douro.
O visitante pode, ainda, no site «navegar» pela oferta de alojamento, eventos, restauração e outras rotas de interesse cultural e turístico. O internauta tem, ainda, a possibilidade de reservar experiências, actividades e programas para um ou vários destinos.
Um itinerário, vincam os responsáveis da Rota, «marcado pela singularidade universal da sua paisagem, da sua história e da sua cultura».
A nova plataforma é um projecto que conta com o envolvimento de várias entidades, entre elas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Estrutura de Missão do Douro, a Entidade de Turismo Porto e Norte, a Entidade Regional de Turismo do Douro, a Comunidade Intermunicipal do Douro, as câmaras municipais do Porto e de Guimarães, a Fundação Foz Côa, do Patronato de Turismo del Bierzo e as câmaras municipais de Salamanca e de Ávila (Espanha).

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário