sábado, 17 de novembro de 2012

Envelhecimento Ativo… Um Desafio para Todas as Idades


No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre gerações 2012, cerca de 200 participantes estiveram presentes no seminário sobre o tema Envelhecimento Ativo… Um Desafio para Todas as Idades, que se realizou no dia 9 de Novembro, Sexta-feira, no Celeiro, em Torre de Moncorvo. 
Destaca-se a participação de técnicos da área social e da saúde, dirigentes e utentes de Instituições Particulares de Solidariedade do Concelho (IPSS) e alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo. 
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, abriu a sessão agradecendo a presença de todos e referindo que nos devemos preparar para envelhecer, devemos desenvolver talentos para que quando retirados da vida ativa possamos ter outras atividades. 
De seguida a Dra. Luísa França e Silva, psicóloga do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança, falou sobre o envelhecimento, o que é envelhecer, fez uma caraterização do envelhecimento psicológico e terminou explicando como se pode promover um envelhecimento bem-sucedido. Depois de uma pequena pausa tomou a palavra o Professor Doutor André Novo, Docente da Escola Superior de Saúde de Bragança e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, que abordou a temática do exercício físico no envelhecimento, explicando o que é a atividade física e quais os benefícios do exercício físico no envelhecimento, incentivando os idosos à prática do mesmo. 
Durante a atividade tiveram lugar dois “Momentos Sénior”, com a interpretação de várias músicas populares pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo. 
Na sala onde decorreu o seminário estava em exposição uma mostra de trabalhos artesanais elaborados pelos utentes das IPSS’s do concelho. 
O Presidente do Conselho Local de Ação Social (CLAS/TM), Eng.º José Aires, encerrou o seminário agradecendo a participação de todos e referindo que os presentes estavam agora mais sensibilizados para esta temática, para alterar hábitos e melhorar a qualidade de vida ao longo dos anos. 
Com esta atividade pretendia-se criar um espaço de partilha de boas práticas e de desconstrução de mitos e preconceitos relacionados com as pessoas idosas. 
A iniciativa, inserida no Plano de Ação de 2012 do CLAS/TM, foi promovida Município de Torre de Moncorvo através da Rede Social e em colaboração com os parceiros CLAS/TM.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário