terça-feira, 20 de novembro de 2012

Famílias em dificuldades para pagar creches e lares

Há famílias a tirar os idosos dos lares e as crianças dos infantários por não terem dinheiro para pagar as mensalidades.
Quem o diz é o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. 
Eleutério Alves confessa que a situação é preocupante. “Muitas vezes a reforma do idoso que está no lar é a única receita que entra na família e há que tirá-lo do lar, porque esse dinheiro faz falta”, realça o provedor.
A actual conjuntura económica tem contribuído para o aparecimento dos novos pobres. “Casais que ficaram os dois desempregados, idosos que estão sozinhos e não têm família e outras classes que viviam bem e que se depararam com uma situação de exclusão”, alerta o responsável.
Eleutério Alves diz mesmo que as instituições estão a atingir o limite da sua capacidade de resposta.“As instituições estão a passar de uma fase de solidariedade para uma fase de caridade e começa a ser preocupante para nós porque não temos recursos financeiros que nos permutam ir além daquilo que são as necessidades do nosso dia-a-dia”, realça o provedor da Misericórdia de Bragança.
Eleutério Alves alerta que a tendência é para o agravamento das situações de pobreza e pede ao Governo um reforço das comparticipações às Instituições Particulares de Solidariedade Social.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário